APLB discute proposta de reajuste salarial e reinvidicações da rede estadual em Feira

EducaçãoPauta

APLB discute proposta de reajuste salarial e reinvidicações da rede estadual em Feira

Entre os temas prioritários está a proposta de reajuste salarial de 6,27% oferecida pelo governo do estado, retroativo a fevereiro 

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Professores da rede estadual, de Feira de Santana e cidades da região, se reuniram na manhã desta sexta-feira (7), na sede da APLB- Sindicato, para discutir a pauta de reivindicações da categoria junto ao governo.

Entre os temas prioritários está a proposta de reajuste salarial de 6,27% oferecida pelo governo do estado, retroativo a fevereiro, cumprindo a lei federal que estabelece o piso nacional, de R$ 4.867,77, válido para todos os professores da rede pública com jornada de 40 horas semanais.

Em entrevista ao Folha do Estado, a presidente da APLB, regional de Feira de Santana, Marlede Oliveira, falou sobre as demais reivindicações.

"Hoje na Bahia toda estão acontecendo 18 assembleias para discutir a pauta do governo sobre o reajuste do piso salarial; a questão da reformulação do plano de carreira; os aposentados, que estão recebendo o subsídio abaixo do piso; sobre o Planserv, então várias questões que precisamos que o governo resolva. Vamos aprovar aqui as decisões da categoria, que serão levadas para a executiva em Salvador."

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Segundo ela, todos os anos, o governo federal anuncia o valor do piso, mas em gestões anteriores não estava sendo cumprido.

"Durante alguns anos nos governos anteriores não estava sendo cumprido, conforme a lei determinava, dava um reajuste parecido, mas não alcançava o piso. Além disso, o professor do estado tem um plano de carreira, formação continuada, que são os graus, porém algumas coisas foram distorcidas, e estamos agora tentando realinhar para garantir o que está na lei. Temos um dos melhores planos de carreira do Brasil. O governo precisa resolver também, de imediato, a questão do Planserv, porque os servidores reclamam sobre a questão das marcações de consultas e exames."

Projeto na ALBA

O anúncio de pagamento do piso nacional dos professores para a rede estadual foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, no início de fevereiro deste ano. O projeto de lei ainda será enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), para aprovação dos deputados, e a expectativa é que seja pago já a partir deste mês.

Jerônimo afirmou nesta noite que encaminhou um projeto à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) referente a alfabetização de jovens e adultos, nomeado de "Bahia Alfabetizada". "Amanhã estará na Assembleia o meu projeto. Tenho certeza que a Assembleia vai pegar esse projeto vai debater, contribuir, se for preciso melhorar, melhore. Vai ser importantíssima a parceria com as universidades, APLBs. […]", revelou o governador.

Na oportunidade, Jerônimo também anunciou a contratação de assistente social e psicólogos para as redes estaduais de ensino. "Estará no Diário Oficial do Estado (DOE) a contratação de 52 assistentes sociais para as unidades escolares e 52 psicólogos. Também com o mesmo sentimento de garantir a presença e atuação nos territórios", disse o governador. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 01 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/