Cantigas de roda são tema de aula para crianças da educação infantil

EducaçãoFeira de Santana

Cantigas de roda são tema de aula para crianças da educação infantil

A atividade faz parte de um projeto implementado por escola

Crédito: Divulgação

As tradicionais cantigas de roda embalaram a aula desta sexta-feira (22), dos estudantes do Grupo 4 da Escola Municipal Doutor Antônio de Freitas Borja, no distrito de São José (Maria Quitéria). A atividade faz parte de um projeto implementado pela escola para estimular o prazer pela leitura e escrita através de atividades lúdicas e significativas.

A aula é dividida em duas partes: primeiro, os estudantes vão para a sala multimídia, ver e ouvir vídeos das cantigas. Logo depois, voltam para a sala de aula para cantar, brincar de roda e desenvolver tarefas relacionadas à temática trabalhada.

Segundo a professora da turma, Dariane Lasaro, a escolha das cantigas de roda é estratégica, pois são de fácil memorização, possuem rima e trabalham a sonoridade das palavras.

"Com todos esses elementos conseguimos agradar e envolver as crianças na atividade. Também são desenvolvidas a oralidade, a leitura, a escrita e a reflexão sobre o alfabeto nesta fase inicial da alfabetização. Além de resgatar e valorizar a cultura popular", explica a docente.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a música é compreendida como uma linguagem e área de conhecimento, possuindo conteúdos e metodologias próprias. A musicalidade também permite a melhora da coordenação motora, raciocínio, desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de um meio de integração social. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/