Começa em Feira de Santana Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon

Educação​Saiba mais

Começa em Feira de Santana Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon

Projeto contribui com desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários 

Crédito: Jorge Magalhães/Secom/PMFS

Foi aberta oficialmente em Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (27) a Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon. A solenidade aconteceu no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim e reuniu todos os 252 estudantes universitários e professores participantes, além de autoridades civis e militares.

A iniciativa contempla 12 municípios da Bahia e será realizada até o dia 11 de fevereiro. O prefeito Colbert Martins Filho foi representado na solenidade pelo seu chefe de Gabinete, Fanael Ribeiro, e pelo secretário de Agricultura, Pedro Américo. A Prefeitura de Feira de Santana está apoiando a iniciativa com toda a logística, suporte e alimentação.

Feira de Santana é o centro regional da Operação. O diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, o general William Georges Felippe Abrahão, agradeceu ao chefe do Executivo Feirense pelo apoio dado à iniciativa.

"Tivemos a desistência de um determinado municipio, uma semana antes da operação. E se nós cancelássemos essa parcela da operação iríamos perder todo o preparo do trabalho. A pronta resposta do prefeito de Feira de Santana nos permitiu manter a Operação como inicialmente foi planejado. Se não fosse essa tropa amiga, como chamamos no meio militar, para nos acolher e nos receber em situação emergencial para manter o planejamento inicial, nós teríamos um prejuízo muito grande", explicou.

O general Marcelo Arantes Guedon, comandante da 6ª Região Militar - Região Cantuária, destacou a importância do viés social do Projeto Rondon. E salientou também sobre a experiência positiva para os estudantes participantes. "É uma oportunidade de uma experiência que vocês não teriam sentados no banco escolar. É um privilégo que a carreira militar também nos dar, que é conhecer de perto a realidade do nosso país", salientou.

A partir deste sábado a Operação Portal do Sertão estará atuando no distrito de Maria Quitéria, ministrando várias oficinas para os moradores locais. Os trabalhos seguem até o dia 09 de fevereiro.

PROJETO RONDON

A iniciativa envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, e contando com a parceria do Governo do Estado da Bahia e dos municípios participantes. Contará, também, com o apoio do Exército Brasileiro, nesta oportunidade representado pelo 35º Batalhão de Infantaria, Organização Militar do Comando Militar do Nordeste. Participarão da operação, Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Amazonas, da Bahia, do Espírito Santo, de Goiás, de Minas Gerais, de Mato Grosso do Sul, do Paraná, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo.

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.

O nome do Projeto presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), que foi um militar sertanista e engenheiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

OPERAÇÃO PORTAL DO SERTÃO

A Operação Portal do Sertão, do Projeto Rondon, contará com a participação de 252 professores e estudantes universitários, chamados "rondonistas", que trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias, cooperando significativamente com o Desenvolvimento Nacional.

Cada município receberá, por duas semanas, 2 IES com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos por universidade. As duas equipes trabalharão com "oficinas" práticas, em diferentes áreas do conhecimento, Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

As equipes atuarão nos municípios de Anguera, Aramari, Caetanos, Candeal, Iaçu, Irará, Itatim, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Serra Preta e Tanquinho,

Entre 2005 e 2022, o Projeto Rondon realizou 87 Operações, as quais levaram ações transformadoras a um total de 1.272 municípios, estando presente em quase todas Unidades da Federação. O projeto capacitou 24.128 rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

Com informações da Secom/PMFS.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/