Começam aulas dos 40 cursos técnicos de nível médio na rede estadual

EducaçãoBahia

Começam aulas dos 40 cursos técnicos de nível médio na rede estadual

9.765 estudantes foram contemplados

Crédito: Divulgação

Jeiza Pereira e Jovicleide Luz estão entre os 9.765 estudantes baianos que ingressaram, nesta semana, nos 40 cursos técnicos de nível médio ofertados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), na modalidade subsequente, ou seja, que, já tinha concluído o Ensino Médio. Esta oferta faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o número de vagas e oportunizar jovens e trabalhadores uma formação profissional. Tanto é que as aulas começaram em 79 centros estaduais (Ceep) e centros territoriais (Cetep) e 233 unidades escolares e 12 anexos, em 230 municípios baianos.

Jeiza Pereira, 44, e Jovicleide Luz, 31, estão cursando Radiologia e Massoterapia, respectivamente, no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador. Elas celebram a conquista e veem nos cursos a oportunidade de realizar sonhos profissionais. "Estou enormemente feliz por ter sido contemplada no curso técnico em Radiologia. Vou seguir com força, fé e garra para alcançar o diploma e galgar a minha vaga de emprego como técnica em Radiologia", disse Jeiza, agente de portaria, casada, mãe de um filho de 17, e ex-aluna da Escola Anfrisia Santiago, em Alto de Coutos.

A estudante Jovicleide também já sonha com os próximos passos. "Poder fazer um curso de tamanha amplitude me dará a chance de conhecer habilidades que nem eu mesma sei que tenho. A Massoterapia é uma grande descoberta em minha vida. A ideia é ter meu próprio estúdio de massagem e, depois, poderei adquirir outros conhecimentos em áreas que se cruzam com a minha futura profissão", vislumbra a ex-aluna do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizada no Cabula.

Além de Radioterapia e Massoterapia, o Ceeinfor oferta os cursos técnicos em Análises Clínicas, Órteses e Próteses e Enfermagem, na modalidade subsequente, e os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração, Nutrição e Dietética, Informática e Meio Ambiente.

Educação Profissional - A oferta da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual de ensino chega aos 27 Territórios de Identidade, contemplando, ao todo, 324 unidades escolares, entre Ceeps, Ceteps e unidades compartilhadas. Atualmente, estão matriculados 101 mil estudantes em cursos técnicos de nível médio, em 230 municípios, nas diferentes modalidades.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 16 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/