Comitiva de Sobral está em Feira de Santana há seis meses treinando gestores da educação

EducaçãoIDEB

Comitiva de Sobral está em Feira de Santana há seis meses treinando gestores da educação

Cidade cearense alcançou nota 9,4 no IDEB

Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Durante a entrega da Escola Municipal de Educação Infantil Antonio Albertino Carneiro, no bairro Tanque da Nação, que foi reinaugurada na quinta-feira (25) após uma reforma, o prefeito Colbert Martins computou a intenção de tornar Feira de Santana, na área da educação, tão bem colocada quanto Sobral no Ceará, que ocupa o primeiro lugar do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2021 entre municípios com mais de 50 mil habitantes.

De acordo com o gestor, representantes do município cearense estão morando em Feira, com o objetivo de guiar os gestores municipais de desafios e avanços na Educação Básica de Feira de Santana.

"Todos os professores estão sendo neste momento, orientados pelo pessoal de Sobral no Ceará, que estão há mais de 6 meses aqui em Feira para que a gente possa alcançar o mesmo nível de Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) do Ceará, onde eles alcançaram 9,4 e Feira tem 4,4, mas estamos aprendendo muito. Eles vieram trazendo essa informação de como eles melhoraram lá", conta o prefeito Colbert Martins.

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Dados do Ministério da Educação, mostraram que Sobral possui nove escolas entre as 100 melhores do país, sendo 4 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 5 nos anos finais. Além disso, os resultados do IDEB mostram, ainda, que o município de Sobral está acima da média do país e do Estado, abrangendo as duas categorias da avaliação.

Educação e integração comunitária

Também presente na cerimônia, Anaci Paim, secretária municipal de educação, destacou a importância de uma unidade escolar totalmente integrada com a comunidade e atendendo as reais demandas locais.

"Todas as proposições desenvolvidas na educação infantil integram o programa que nós temos e que foi definido pela Secretaria de Educação, portanto, com a política da educação infantil, que valoriza o 'eu', a criança, a partir da sua existência e permite a ludicidade como processo importante da aprendizagem do aluno. Todos aqueles vinculados a matrículas, que tenham qualquer necessidade de atendimento especializado, que viabilize também a oferta das turmas com professores qualificados, serão atendidos. Isso o município dispõe na sua totalidade, pois vamos criando oportunidades para que as crianças estejam próximas às suas residências", diz.

O prefeito completou afirmando que trata-se de uma grande reforma na unidade atende a 120 criancinhas de 4 a 5 anos. "Uma escola de 1981, totalmente reformada, ampliada, com internet, com piso de alta resistência entre outros, isso para a idade da criança é muito importante para o Tanque da Nação. O investimento foi no valor de 473 mil reais", concluiu. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/