Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UEFS tem nova direção

EducaçãoNova gestão

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UEFS tem nova direção

Os professores Hélio Ponce e Ione Cruz foram empossados

Crédito :Amaury Ponce Jr
Na última quinta-feira (9) os professores Hélio Ponce e Ione Cruz foram empossados como Diretor e Vice-Diretora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O DCIS é um dos mais antigos e tradicionais Departamentos da UEFS e engloba as atividades dos cursos de Administração, Contabilidade, Direito e Economia, além de várias pós-graduações. A Cerimônia contou com a presença dos membros do departamento, do reitor Evandro Nascimento e do professor Carlos Britto, gestor municipal.

Segundo o professor Hélio Ponce, o DCIS já tem construído uma história de formação de grandes lideranças na Bahia e Brasil, além de várias ações relevantes de pesquisa e extensão universitária.

"A nossa gestão pretende consolidar as ações existentes e aproximar ainda mais as atividades do DCIS da nossa sociedade, através de parcerias com entidades públicas, do terceiro setor e iniciativa privada. Temos um excelente capital humano e esse capital tem plenas condições de ser farol do desenvolvimento de toda a nossa região. As ciências sociais são essenciais para a sociedade. Ninguém administra só com números, é para isso que existem as organizações. A frente do DCIS, temos a responsabilidade de aproximar ainda mais o nosso departamento, consequentemente, a universidade dos diversos setores. Estamos a disposição para ser esse farol do desenvolvimento em Feira de Santana e região", diz.

A professora Ione Cruz diz que, enquanto Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, estão organizando muitas ações, projetos, inclusive, há tecnologias sociais desenvolvidas.

"Nós disseminamos a tecnologia social de educação financeira que foi divulgada em todo mundo. É o início, mas estamos no caminho embrionário no sentido dessa disseminação, vamos debater mais e aprofundar", conta.
Crédito :Amaury Ponce Jr

A respeito do cenário de prevaricação das Ciências Sociais, a despeito destas ciências e das disciplinas de humanidades, a docente diz que é inócuo.

"Quando pensamos nas pessoas que estão disseminando as ciências sociais, são as que normalmente sofrem, porque estão à frente dos projetos, mas procuramos atuar contra isso e ter muita proatividade", destaca.

O reitor, Evandro Nascimento, salienta que estamos saindo de um cenário da educação superior que sofreu desmonte da educação, onde as áreas de ciências sociais foram muito estigmatizadas e desvalorizadas. Ele diz ainda que a nova direção contará com apoio da reitoria.

"Temos a posse de uma nova direção do DCIS e uma renovação. Tanto no contexto interno quanto externo, nossa universidade terá no departamento em questão, uma direção colaborativa, propositiva, para que os alunos dos cursos noturnos, de Administração, Direito, Economia e Contabilidade, possam ter a melhor educação possível. Também queremos avançar na realização da pesquisa, extensão e criação da pós-graduação stricto sensu de mestrado que o DCIS ainda não tem. Para esses e outros desafios, a nova gestão contará com o apoio da reitoria da UEFS". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/