Dia B do Brincar terá caminhada no centro da cidade e literatura no parque

EducaçãoVeja programação

Dia B do Brincar terá caminhada no centro da cidade e literatura no parque

 Em sua 9ª edição, o Dia B traz um convite para reviver memórias da infância.

Foto: Milena Brandão
Lançada nesta quarta (15) em Feira de Santana, a programação oficial do Dia B do Brincar traz este ano o tema "Vem pra roda: no ritmo do brincar". A abertura, realizada no Sesc Centro, contou com apresentações de samba de roda, capoeira, muita música e reflexões sobre a importância do brincar na infância.

"Temos uma programação para todo mês de maio, que se inicia com abertura oficial do dia B do Brincar. No dia 25, acontece o "Literatura no parque", em parceria com o Sesc e o grupo Pipas Literarts e dia 28 teremos a caminhada brincante que vai acontecer na rua Sales Barbosa e vai culminar no Mercado de Artes com a apresentação também do grupo Pipas Literarts. Em paralelo a isso, acontecerão também os eventos nas escolas municipais", explica a professora e coordenadora da programação do Dia B, Iarla Santos.

Em sua 9ª edição, o Dia B traz um convite para reviver memórias da infância e participar de atividades lúdicas, promovendo interação e diversão entre crianças e adultos. A roda, símbolo central da campanha, representa o espaço onde circulam saberes, memórias, histórias e manifestações culturais como cirandas, danças e contação de histórias.

A professora pontua ainda que a brincadeira não é só importante para a criança, mas para toda a vida humana. "Desde a infância até a vida adulta, ela possibilita o desenvolvimento de aprendizagens, de aspectos cognitivos, sociais, físicos e perpassa por toda a vida, por isso a importância do brincar em diversos momentos da vida", disse.

Convidado para a roda de conversa sobre brincar como resgate cultural, o professor Silvio Carvalho, que é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ressaltou a importância da brincadeira como elemento fundamental da infância. "A ludicidade é a natureza humana e a criança é o reino da ludicidade. A brincadeira tem que ser livre e espontânea para proporcionar uma experiência lúdica da criança", pontua.

Confira as datas das próximas atividades:

LITERATURA NO PARQUE

Local: Parque Municipal Erivaldo Cerqueira - Parque da Lagoa

Data: 25 de maio (sábado)

Horários: 8h30 às 11h | 13h30 às 16h

BRINCANDO NA RUA

Caminhada Brincante da praça Fróes da Mota até o Mercado e Artes e passeio de trenzinho com estudantes da Educação Infantil

Convidados: Grupo Pipas Literartes e Gabriel Soares

Data: 28 de maio (terça-feira)

Horário: 9h 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/