Ensaio fotográfico em escola feirense gera autoafirmação em estudantes negros

EducaçãoFlash de liberdade

Ensaio fotográfico em escola feirense gera autoafirmação em estudantes negros

Projeto culminou um ensaio fotográfico com comunidade estudantil

Crédito: Jonathas Porto

Para além das letras, números e aulas convencionais, o olhar negro dos professores da Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota resultou em flash de liberdade, deu um close up no reconhecimento e focou na autoafirmação identitária de sujeitos cujos ancestrais foram silenciados ao longo do tempo.

A sensibilidade docente deu origem ao projeto didático-pedagógico "Beleza Negra/Muito Mais Que Consciência Negra", que culminou com um ensaio fotográfico que mobilizou a comunidade estudantil para fazer ecoar seu grito contra a tensão social tão latente nas diferentes camadas socais e, ao mesmo tempo, fazer fruir no olhar do observador a beleza, a força e o empoderamento do povo negro.

Antes do ensaio, porém, numa proposta interdisciplinar, o professor Jonathas Porto, diretor da unidade escolar, que fica localizada no bairro Serraria Brasil, explicou que os estudantes do 6º ao 9º anos "desenvolveram pesquisas sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, além de trabalhos em grupo com apresentações artísticas envolvendo música, dança e teatro".

Feito isso, a escola, então, realizou a socialização com pais com a exibição de um vídeo do projeto que marcou a abertura da Semana da Consciência Negra. "Ficou muito evidente a alegria e o reconhecimento de todos em suas vibrações com a produção", comemorou o diretor, que é o autor das fotografias. Quanto aos resultados obtidos, ele não hesitou em destacar que a "autoafirmação e reconhecimento identitário foram as principais conquistas".

Quem também não escondeu a felicidade, foi a professora Suellen Costa (@suellensupscosta). "Eu fiquei emocionada com todo o desenvolvimento e o resultado final do trabalho. Lidamos com muitos estudantes que têm uma história de vida muito triste e marcada por preconceito. Por isso, valeu muito a pena ver o quanto eles estavam felizes e orgulhosos de participar desse projeto. A emoção de viver tudo isso foi surreal", concluiu a pró.

Todas as fotos foram publicadas no perfil da escola (@eduardofroes_fsa) em uma rede social e os personagens das fotos mais curtidas serão premiados. O projeto foi desenvolvido em novembro passado, as lições serão perpetuadas pelos estudantes envolvidos ao ganharem vida para além dos muros da escola.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/