Escolas municipais retomam atividades em meio à inúmeras dificuldades

Educação​Feira de Santana

Escolas municipais retomam atividades em meio à inúmeras dificuldades

A equipe do Folha do Estado visitou algumas unidades 

Crédito: Divulgação

As escolas da rede municipal de ensino retomaram as suas atividades, no dia de ontem, em meio à inúmeras dificuldades: algumas unidades se encontram em reforma, outras estão com problemas relacionados à falta de professores, enquanto outras apresentam problemas relacionados às suas estruturas. A equipe do Folha do Estado visitou, na terça-feira (12), algumas unidades onde foi constatada a realidade. Na Escola Otávio Mansur de Carvalho, que era estadual e foi municipalizada, e onde os docentes não aderiram à greve, faltam professores para o quarto ano.

No que diz respeito à merenda escolar, foi observado que os alunos estavam sendo alimentados com arroz, ensopado de carne de soja com batata doce e suco de goiaba. Segundo funcionários, é necessário administrar a dispensa para que a merenda seja suficiente para o mês inteiro e que por isso não tem faltado alimentação para os estudantes. Também, foi constatado que, recentemente, a escola recebeu geladeira, freezer, tonner e uma televisão. Lá, as atividades seguem sem maiores problemas.

Na Escola Ester da Silva Santana, a situação já não é tão confortável quanto a da anterior. Segundo funcionários e professores, praticamente todas as turmas precisam de, ao menos, mais um professor. Ainda existe uma carência de, pelo menos, 4 professores para cumprirem cargas horárias de 40 horas. Devido a essa dificuldade, muitos professores são obrigados a fazer o desdobramento da carga horária.

Além da carência no quadro docente, esta escola enfrenta problemas estruturais, apresentando rachaduras e pontos de infiltração em algumas salas. Pôde-se observar também, que em algumas paredes, as pastilhas de azulejo estão se soltando e a área que deveria ser destinada às atividades de educação física está tomada por entulho, mato alto, restos de madeira e vergalhões enferrujados, o que além de impossibilitar as atividades às quais os espaços se destinam.

Na Escola Deocleciano Martins da Silva, no distrito de Maria Quitéria, até o momento os estudantes desta unidade, localizada no Distrito de Maria Quitéria, no Povoado de Pé de Serra, as aulas ainda não tiveram início, devido às condições precárias da Unidade, onde faltam equipamentos, materiais e as condições necessárias para o retorno letivo.

ACIDENTE

Na escola Santo Expedito, da Associação Comunitária e Centro de Apoio ao Adolescente, licenciada ao Município e localizada no bairro Parque Lagoa Subaé, ocorreu um acidente envolvendo um homem, que estava realizando reparos no telhado da escola, quando este cedeu e veio ao chão.

O homem que fazia os reparos desabou e duas crianças foram atingidas por cacos de telha Eternit. Os reparos eram feitos enquanto as atividades da unidade eram desempenhadas normalmente. Segundo informações, a escola está passando por reparos e tendo aulas ao mesmo tempo.

A escola é direcionada para crianças de 3 a 5 anos em idade pré-escolar. As crianças que foram atingidas têm 5 anos de idade e foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Estadual da Criança (HEC). Uma teve um corte de 3cm na cabeça, a outra teve uma contusão no pé. Já o homem foi conduzido para o Hospital.

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana emitiu uma nota oficial confirmando o ocorrido, onde informou que todos os envolvidos no acidente estão fora de perigo e passam bem. "Não é uma recomendação realizar os serviços de manutenção com pessoas dentro do prédio", declarou a secretária de Educação, Anaci Paim.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/