Estudante feirense alcança nota mil na redação do ENEM

EducaçãoDestaque nacional

Estudante feirense alcança nota mil na redação do ENEM

Ela e mais dois baianos, que são de Salvador, tiraram a nota máxima

Crédito: Acervo pessoal
A estudante de Feira de Santana Alice Souza, de 18 anos, está orgulhosa com sua meta alcançada: a nota mil, na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano de 2021. Ela e mais dois baianos, que são de Salvador, tiraram a nota máxima. O resultado da última edição foi divulgado nessa segunda-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC).

A jovem sonha em ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Alice estudou em dois colégios particulares em Feira de Santana - Helyos e Acesso - e foi à Salvador para cursar o último ano do Ensino Médio, no colégio Villa Global Education.

Essa foi a segunda vez que Alice fez o Exame. Na primeira oportunidade, a jovem alcançou 860 pontos na redação, o que para ela, foi uma surpresa. "Sempre tirei 6 ou 7, no máximo, em redação e português, só no terceiro ano que consegui mudar isso. Eu foquei 100% para o vestibular e na redação porque sabia que era algo que poderia me impulsionar. A redação não é necessariamente uma fórmula, mas é prática", contou.

Alice é mais um exemplo de que o caminho para o sucesso é com esforço e dedicação. Ela tinha uma rotina de estudos intensiva que começava pela manhã e seguia até a hora de dormir. "Durante todo o ano, eu fazia cinco redações por semana, além de dois simulados todo sábado. Mesmo sem estar na escola eu continuava estudando. Sempre observava meus erros e imaginava como seria a correção da minha prova", detalhou.

A redação do Enem tem características específicas e diferentes de outros tipos de textos cobrados em vestibulares. No ENEM, os participantes recebem uma proposta de redação dissertativa-argumentativa, que, normalmente, é uma questão-problema ligada a temas sociais. O tema escolhido da redação foi 'Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'.

Durante seus estudos, Alice escreveu um texto sobre o assunto e na prova citou a Constituição Federal e Gilberto Freyre, autor do livro 'Casa Grande e Senzala', e a 'Teoria da Polifonia das Cidades' de Nick Couldry. "Acredito que este foi o diferencial no texto. Todas as vozes devem ser ouvidas e, sem o documento, não é possível ouvi-las. Mencionei as consequências desse fato, como a precarização do trabalho, pois não permite que a pessoa tenha Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Também argumentei sobre o trabalho análogo à escravidão e como o Brasil herdou muitos aspectos da colônia", explica.

O ENEM é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas que utilizam a nota do exame como forma de ingresso. A nota do Enem também serve como critério de avaliação para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Prouni (Programa Universidade para Todos) e para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

No SiSU, as instituições públicas de ensino superior oferecem as vagas e os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas da prova. O período de inscrições é de 15 a 18 de fevereiro. O resultado da chamada regular sai no dia 22 e a matrícula começa no dia seguinte, com duração até 8 de março. A partir do dia 10, são chamados os participantes em lista de espera. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/