Estudantes da EJA iniciam mais um ano letivo com foco e determinação

EducaçãoFeira de Santana

Estudantes da EJA iniciam mais um ano letivo com foco e determinação

Mais de 2.800 estudantes retornaram às salas de aula

Divulgação

Nem a chuva forte no início da noite de segunda-feira (19) impediu que Eval Souza dos Anjos cruzasse a cidade para o maior dos seus compromissos: ir à escola. Assim como Eval, outros 2.800 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornaram às escolas municipais para o início do ano letivo.

O aluno de 50 anos parou de estudar ainda na 1ª série e agora está no terceiro estágio da EJA - que corresponde ao 5º ano do ensino fundamental. A meta é cumprir todo o ciclo, que vai até o estágio 5.

"Estou pronto para encarar mais um ano de aula e feliz por poder estar aqui. Voltei a estudar porque não sabia ler os letreiros dos ônibus, ia resolver algo importante e não sabia ler um documento, não ser alfabetizado afetava toda a minha rotina", recordou.

Empolgado com o seu avanço, o estudante ainda deixou uma mensagem para aqueles que, assim como ele, desejam voltar a estudar. "Nunca é tarde pra gente conseguir o que a gente quer. A gente tem que botar o pé direito na frente e seguir viagem e buscar o que deseja. Podemos ser tudo o que quisermos, só depende de nós".

Durante a acolhida aos estudantes, a vice-diretora da EJA na Escola Municipal Joselito Amorim, Sidélia Castro, destacou a importância da busca pelo conhecimento na formação de qualquer cidadão.

"Quem tem conhecimento, tem tudo. E nós buscamos sempre incentivá-los e estimulá-los para que alcancem os seus objetivos. Eles são corajosos e merecem aplausos porque há um esforço muito grande para que estejam aqui, muitos deles trabalham durante o dia, tem diversos responsabilidades, lutam muito. É o compromisso com o sonho de cada um deles. A gente promove sempre palestras, cursos e tenta deixar a aula o mais atrativa possível para que eles consigam se desenvolver", explica.

Para a estudante do estágio IV, Stefany Santos de Melo, o objetivo é se dedicar em mais ciclo para que consiga alcançar o sonho de fazer a faculdade. "Quero muito cursar o ensino superior e sei que preciso passar por essa etapa. Vou estudar, me dedicar e aprender coisas novas. Só assim vou conseguir alcançar muito mais do que eu imagino".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/