Estudantes da rede estadual conquistam prêmio internacional com projeto de sustentabilidade

EducaçãoPesquisa científica

Estudantes da rede estadual conquistam prêmio internacional com projeto de sustentabilidade

A FENIC é voltada a estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico 

Foto: acervo Pessoal

O Clube de Ciências Orbitz, do Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador, conquistou o 1º lugar na categoria Engenharia e Matemática na 2ª edição da Feira Internacional de Iniciação Científica (FENIC). A premiação foi alcançada com o projeto 'Do mar à moradia: economia circular com resíduos marinhos para revestimento sustentável', que também recebeu o Prêmio Sebrae de Inovação. O evento ocorreu entre quinta-feira (11) e sábado (13), na Escola SESI Djalma Pessoa.

Além dos prêmios, a equipe formada pelos estudantes Guilherme Fraga, 2ª série, e Mariana Aragão, 1ª série, além das professoras Valeria Danielly Oliveira (orientadora), e Fernanda Brito (coorientadora), garantiu credencial para a Feira de Inovação, Tecnologia e Ciências (FITEC), que será realizada em Londrina (PR), em novembro de 2026. A iniciativa reúne pesquisa científica, inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental, fortalecendo o protagonismo estudantil em espaços nacionais de ciência.

Integrante da equipe, o estudante Guilherme Fraga, da 2ª série do Ensino Médio, destacou a relevância da conquista. "Ganhar o 1º lugar em Engenharia e Matemática não foi só uma vitória do projeto, mas da educação pública baiana. O Prêmio de Inovação do Sebrae e a credencial para a FITEC mostram a importância do nosso tema e reforçam a necessidade de promover a ciência em todos os contextos", afirmou.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A orientadora Valeria Danielly Oliveira ressaltou o impacto social da pesquisa. "O projeto nasce de uma problemática real do território e propõe soluções sustentáveis com base científica. Essa premiação reconhece a qualidade metodológica, a inovação e o potencial transformador da iniciação científica no ensino médio, quando conectada à comunidade e aos sonhos dos estudantes", destacou.

A FENIC é voltada a estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico, com o objetivo de estimular a produção científica pré-universitária. Nesta edição, a feira registrou recorde de participação, com 685 projetos inscritos e 150 selecionados, incluindo trabalhos internacionais, consolidando-se como um dos principais eventos científicos do país voltados à juventude.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/