Estudantes fazem uma viagem ao mundo através da ciência

EducaçãoFeira de Santana

Estudantes fazem uma viagem ao mundo através da ciência

Iniciativa uniu estudantes do do Centro Municipal Joselito Amorim

Crédito: Divulgação

Como a Copa do Mundo de Futebol e a ciência podem se interligar através de uma escola municipal em Feira de Santana? A Feira de Ciências do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim propôs essa união. Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) tiveram a missão de investigar cientistas e apresentar experimentos representando os países que participam do Mundial.

A mostra científica, que aconteceu na semana passada, contou com vários tipos de experimentos: bateria de batata, tintas feitas com elementos naturais (alimentos, flores e frutos), câmera escura, hologramas, microscópio, propagação de ondas através da voz e muito mais. Os professores de ciências da unidade foram os responsáveis pela coordenação do evento.

A gestão da escola afirma que iniciativas como esta estimulam os estudantes, pois une as turmas, propõe atividades multidisciplinares, pesquisas e muita prática. A Feira faz parte do cronograma anual de atividades para o segmento dos anos finais, que também promoveu os Jogos Matemáticos no início do mês.

Para Maria Eduarda Borges, do 9ª ano, a atividade foi incrível. A estudante destacou os três aspectos que mais lhe chamaram atenção. O primeiro foi a percepção de mundo, para ela ter a oportunidade de conhecer cientistas, projetos e países a fazem entender que existe um mundo de possibilidades para descobrir. Segundo Eduarda, "é uma forma de enriquecer a alma".

Aluna também pontuou que aprendeu muito com a produção dos experimentos, principalmente a paciência, para recomeçar se der errado; evoluir e encontrar novas maneiras de utilizar itens que fazem parte do dia a dia.

"A melhor parte foi ver e de dividir conhecimentos com os colegas.Um grupo produziu bioplástico, outro um forno solar. Eu nunca tinha visto e não fazia ideia que dava pra fazer isso sem muito mistério", contou Maria Eduarda.

Com informações da Secom/PMFS.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/