Ministério da Educação discute formação de professores bilíngue para surdos

EducaçãoBrasil

Ministério da Educação discute formação de professores bilíngue para surdos

Evento apresentou Programa de Formação de Professores da Educação Básica

Crédito: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) realizou o Webinário "Renafor/Educação Bilíngue de Surdos", com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, na terça-feira (16). A iniciativa — organizada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — abordou o Programa de Formação de Professores da Educação Bilíngue de Surdos, no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação (Renafor).

Na abertura, a coordenadora-geral de Atendimento Especializado e diretora substituta da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), Marisa Dias Lima, destacou que o evento visa socializar o conhecimento relacionado à Renafor. "O MEC, a Secadi e a Dipebs estão muito satisfeitos por esse momento, por essa programação e pelas ações que serão desdobradas após essa conscientização e esse momento de informação", afirmou.

A coordenadora-geral bilíngue de Educação Básica e Educação Superior da Dipebs, Mariana Campos, apresentou como a Secadi e a Diretoria atuam nas ações focadas em todo o território brasileiro. "O Decreto n. 11.402/2023 restabeleceu a retomada da Secadi para fomentar a política pública da diversidade, dos povos indígenas, da população negra, das pessoas com deficiência, das comunidades quilombolas, pessoas do campo, da cidade, da floresta, da comunidade surda e de todas as ricas culturas que formam a nossa identidade e precisam ser os protagonistas de qualquer esforço de política educacional", ressaltou.

Mariana Campos informou, ainda, que posteriormente esse decreto foi alterado pelo Decreto n. 11.378/2023, que contemplou a Diretoria. "A Secadi e a Dipebs desenvolvem programas e ações voltados para inclusão escolar do Paeb [público-alvo da educação bilíngue de surdos] com o objetivo de promover práticas educacionais heterogêneas e bilíngues, que respeitem as diferenças linguísticas, identitárias e culturais, para desenvolver as aprendizagens individuais, e promovam oportunidades diversificadas", afirmou.

O evento contou com a participação de representantes de secretarias de educação, diretorias, profissionais da educação, gestores, instituições, pesquisadores e sociedade civil. Os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o programa, em especial sobre a educação bilíngue de surdos e a importância da formação docente de qualidade na rede de ensino. Ao priorizar práticas educacionais heterogêneas e bilíngues que respeitem as diferenças linguísticas, identitárias e culturais, o webinário promoveu aprendizagens individuais e oportunidades diversificadas ao Paebs.

Investimento – Em 2023, o MEC investiu R$ 1,2 milhão, distribuído em 9 instituições federais de ensino superior, com o total de 11 cursos ofertados, a fim de disponibilizar 4.300 vagas de formação de professores e profissionais que atuam com o Paebs. Também houve pagamento de bolsas à equipe de organização de curso no valor de R$ 1,8 milhão, referente aos cursos firmados no período de 2023, conforme a Resolução n. 45, de 29 de agosto de 2011.

Programa – O Programa de Formação de Professores da Educação Bilíngue de Surdos é executado pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secadi, em parceria com as instituições federais de ensino superior. O intuito é possibilitar a formação continuada aos profissionais do magistério da educação básica em educação bilíngue de surdos em todo o território nacional, bem como aos professores e profissionais da educação básica em geral, por meio da Renafor, com base no Decreto n. 8.752/2016.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/