Fundador da Lagoa Grande é o patrono da escola quilombola inaugurada em Feira de Santana

EducaçãoHomenagem

Fundador da Lagoa Grande é o patrono da escola quilombola inaugurada em Feira de Santana

A unidade possui 337 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Crédito: ACM

O primeiro habitante da comunidade de Lagoa Grande, Luiz Pereira dos Santos, tornou-se o patrono da primeira escola quilombola de Feira de Santana. O reconhecimento foi formalizado pelo prefeito Colbert Martins na manhã desta sexta-feira, 6, com a inauguração da nova unidade de ensino da rede municipal, situada naquela localidade do distrito de São José (Maria Quitéria).

A solenidade de entrega da escola contou com a presença dos alunos, professores, dirigentes da Associação Quilombola Comunitária de Maria Quitéria, de diretores da Secretaria Municipal de Educação, secretários e vereadores. O investimento do Governo Municipal na obra foi R$ 2.546.689,65.

Com mais de dois mil metros quadrados de área construída, a nova escola de Lagoa Grande tem dez salas de aula, biblioteca, sala de recursos multifuncionais (para atender aos estudantes com deficiência), sala de professores, secretaria, diretoria, refeitório, depósitos, cozinha, auditório e ainda quadra poliesportiva com vestiário.

Atualmente, a unidade de ensino possui 337 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

ORGULHO PARA QUILOMBOLAS

Ada Rúbia de Souza ressaltou a importância da integração dos setores ligados à Educação para a realização do sonho da comunidade, que é a construção da Escola Municipal Quilombola Luiz Pereira dos Santos.

"Há doze anos estamos aqui convivendo com esta comunidade e, neste dia, celebramos esta conquista principalmente para as crianças que estudam na antiga escola Vasco da Gama, hoje Escola Quilombola", celebra Ada.

Emocionado, Eduardo Pereira dos Santos, filho do patrono, disse que a nova escola é motivo de orgulho para todos.

"Principalmente porque minha família é fundadora desta localidade e porque o prefeito Colbert Martins é um grande amigo nosso. Estamos gratos e muito felizes", comemorou.

A secretária de Educação, professora Anaci Paim, ressaltou o investimento feito pelo município para valorizar cada vez mais as raízes do povo de Lagoa Grande, com "a oferta de uma escola ampla e espaços dignos para a aprendizagem dos estudantes; investimos na aquisição de fardamento, mochila e materiais didáticos de qualidade para todos os estudantes também da zona rural, além do Chromebook que está disponível aqui, em Maria Quitéria".

Até o final de maio, a Secretaria Municipal de Educação vai anunciar a construção e recuperação de 24 escolas. O investimento é da ordem de R$ 120 milhões. "Estamos entregando obras de grande porte, como esta na zona rural, e anunciando outras em toda a cidade. Tenho certeza que o investimento em Educação é o mais importante para Feira de Santana", destacou.

Participaram do ato os vereadores Marcos Lima, Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha, e Valdemir Santos; ex-vereadores Justiniano França, Fabiano da Van e Pablo Roberto, além do secretário Pedro Américo, de Agricultura.

Também prestigiou o evento Lourdes Santana, da Coordenação Nacional de Entidades Negras Portal do Sertão (Conen) e fundadora do Núcleo Odungê, além da professora Lélia Vitor Fernandes, presidente da Academia de Artes e Letras de Feira de Santana.

Com informações da Secom/PMFS.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/