Jovens em medida socioeducativa são contemplados com bolsas de iniciação científica

EducaçãoSaiba mais

Jovens em medida socioeducativa são contemplados com bolsas de iniciação científica

São dois internos da Case Juiz Mello Mattos em Feira de Santana 

Crédito: Divulgação

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundac, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foram contemplados com bolsas de iniciação científica júnior oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com o benefício, no valor de R$ 300, os educandos integrarão o projeto "Da literatura aos sujeitos concretos: as conflitualidades das práticas socioespaciais", durante um período de doze meses.

Os jovens foram selecionados pelo Colégio Estadual Paulo VI. O critério usado pelos educadores foi o rendimento escolar na disciplina de geografia. A inscrição foi realizada pela professora e orientadora do Colégio Estadual Paulo VI, Janeide Bispo dos Santos.

Os contemplados estão matriculados no Colégio, que possui anexo dentro da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Juiz Mello Mattos. São eles: Alan Rocha (nome fictício), 18 anos, que cursa o Tempo Juvenil 2 – etapa 7, equivalente ao 3º ano do Ensino Médio; e Carlos Almeida (nome fictício), 15 anos, que cursa o Tempo Juvenil 2 – etapa 5, equivalente ao 8º/9º do Ensino Fundamental 2.

De acordo com a gerente da unidade socioeducativa, Sued Gomes, a conquista é resultado de um esforço conjunto dos profissionais do Colégio e dos educadores da Case, voltados para o suporte e reforço escolar dos educandos; além da garantia de um direito básico que é o acesso dos adolescentes à educação.

O Programa de Iniciação Científica Júnior busca promover a experiência científica para estudantes da Educação Básica da Rede Pública do Estado da Bahia. Foram ofertadas 100 bolsas pela UNEB e outras sete vinculadas ao CNPq.

O projeto do qual os educandos foram selecionados integra a linha "Trabalho Educativo e Ensino de Geografia" do Grupo Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE). A prática será a leitura e reflexão dos romances: Torto Arado e Salvar o Fogo escritos pelo autor Itamar Vieira Júnior; além da orientação que irá ocorrer nas aulas de geografia, e da elaboração de relatório final.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/