Mais de 21 mil estudantes participam dos aulões do UPT no sábado, 22

EducaçãoRede estadual

Mais de 21 mil estudantes participam dos aulões do UPT no sábado, 22

A atividade foi realizada simultaneamente em 96 unidades escolares

Crédito: Amanda Chung
Mais de 21 mil estudantes participaram, no sábado (22), dos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) promovidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). A atividade foi realizada, simultaneamente, das 8h às 12h, em 96 unidades escolares, em 54 municípios baianos, com foco nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. As aulas foram ministradas por professores monitores do Programa Universidade para Todos (UPT) das universidades estaduais parceiras (UEFS, UESC, UESB e UNEB).

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, acompanhou os aulões realizados em Feira de Santana, no Colégio Modelo, Instituto de Educação Gastão Guimarães, Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand e no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. No município, também houve aulão no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde do Centro Baiano.

Adélia destacou a importância da iniciativa para fortalecer a aprendizagem dos estudantes. "Os aulões do Universidade para Todos servem para preparar nossos estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e para o ENEM. São abordados conteúdos que também focam na recomposição e fortalecimento das aprendizagens", afirmou a secretária, destacando a parceria com as universidades para o sucesso do programa e a implantação, pela SEC, do Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Os aulões proporcionam aos estudantes uma experiência de aulas descontraída, interativa, participativa e interdisciplinar. Até novembro deste ano, cerca de 35 mil alunos participarão de aulões, em diferentes regiões do Estado.

A estudante Maele de Jesus, 17 anos, que faz o 3º ano, no Colégio Modelo, sonha em fazer o curso de Administração e falou que os aulões são fundamentais para a revisão de conteúdos. Como sua maior dificuldade é área de Ciências Exatas, ela gostou do aulão de Matemática. "Espero que consiga tirar as dúvidas e aprender mais especialmente a parte das funções". Maele também tem feito os simulados, que vê como oportunidade de entender em que áreas precisa se aproximar para conquistar uma vaga no curso superior.

O trabalho dos monitores é fundamental para o sucesso do UPT. Crislane Santana, 21 anos, está concluindo o curso de Licenciatura em Matemática na UEFS e já faz monitoria nas aulas on-line do programa. O aulão de hoje foi sua primeira ação presencial. "Nossa expectativa é ajudar a preparar os estudantes para o ENEM e outros processos seletivos. É muito interessante poder acompanhar, no decorrer do tempo, como eles vão avançando no aprendizado. Os simulados também são uma parte importante do processo, pois acabam diminuindo a ansiedade deles, ao entender como as provas dos processos seletivos funcionam".

Sobre o UPT - O Programa Universidade para Todos ofereceu, neste ano, 18.966 vagas nos 27 Territórios de identidade, totalizando 310 polos de funcionamento, em 195 municípios, em parceria com as quatro universidades estaduais, UNEB, UESC, UEFS e UESB e a UFRB. Isso representa 3.966 oportunidades a mais do que em 2022, quando foram disponibilizadas 15 mil vagas. Em Salvador, são 34 polos com 2.375 estudantes beneficiados.

No UPT são abordados os conteúdos de todos os componentes curriculares. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, no contraturno das aulas eletivas e do horário oposto ao do trabalho para os alunos egressos. Aos finais de semana, os estudantes podem participar de projetos complementares, como aulões e revisão para o ENEM, e receber orientação profissional para saber o que é projeto de vida, quais são os cursos que cada universidade pública oferece e qual o perfil de profissional, entre outros assuntos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/