Ministério aprova três programas de residência médica da Santa Casa

EducaçãoFeira de Santana

Ministério aprova três programas de residência médica da Santa Casa

A instituição obedeceu a um longo processo de ajustes internos 

Crédito: Divulgação

O Hospital Dom Pedro de Alcântara, HDPA, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, conquistou três programas de residência médica - nas áreas de Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia e Administração em Saúde. Nesta terça-feira (22) os atos autorizativos da Comissão Nacional de Residência Médica foram publicados no site do Ministério da Educação (link no final da matéria).

"Esta é uma conquista histórica para a nossa instituição. A Santa Casa de Feira já auxilia muito a saúde do nosso estado, com um amplo leque de serviços de alta complexidade prestados em nossas unidades, o HDPA e HCardio. E agora, vamos contribuir também para a formação de novos especialistas médicos do nosso país. Com a oferta das residências, o atendimento à população se torna ainda mais qualificado", destaca o provedor da entidade, médico Rodrigo Matos.

Até a aprovação dos programas, a instituição obedeceu a um longo processo de ajustes internos e organização das unidades hospitalares a fim de receber a visita dos avaliadores da Comissão Nacional, o que ocorreu no último mês de outubro. O parecer favorável foi encaminhado para a Câmara Técnica do colegiado que, após a avaliação do processo, acatou a decisão dos avaliadores e autorizou as três residências médicas.

O programa de residência médica em Cardiologia será o primeiro de Feira de Santana e o segundo do interior da Bahia; o de Administração em Saúde é inédito em todo o Estado, com o HDPA apto a desenvolver a especialização; já o de Ortopedia e Traumatologia será o segundo programa do município.

O HDPA, hospital mais antigo de Feira de Santana, é referência na Bahia na assistência médica em Oncologia e Transplante Renal; já o HCardio, também ligado à Santa Casa, é referência em cardiologia e outras especialidades, urgência e emergência.

Residência Médica

A residência médica é um tipo de pós-graduação destinada apenas aos médicos. O termo só pode ser empregado nas especializações realizadas por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação, ou seja, que estejam regularmente inscritas e aprovadas pela União.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/