Nova sede do Cetep de Dias D'Ávila é inaugurada

Educação39ª nova unidade na Bahia

Nova sede do Cetep de Dias D'Ávila é inaugurada

Unidade passa a oferecer ensino profissionalizante e técnico 

Crédito: Feijão Almeida/GOVBA

O novo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Dias D'Ávila foi inaugurado nesta quarta-feira (21). Com investimento de, aproximadamente, R$ 27 milhões feitos pelo Governo do Estado – por meio da Secretaria de Educação (SEC) e com obras executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) –, o prédio possui 36 salas de aula, seis laboratórios, piscina semiolímpica, teatro, restaurante estudantil, entre outros espaços que asseguram a estrutura necessária para oferta de ensino regular, profissionalizante e de tempo integral. O governador Jerônimo Rodrigues conduziu a inauguração da 39ª nova unidade do modelo a ser entregue no estado.

"Nós entregamos uma em Feira de Santana, uma em São Francisco do Conde, uma em Itaparica, e essa aqui é a quarta escola em uma semana. Nós estamos entregando na semana justamente de início do ano letivo. A alegria é muito grande porque a gente abre as portas de uma nova escola, mas com o significado muito forte. E, acima de tudo, para dizer que estamos entregando uma esperança, uma expectativa", declarou Jerônimo.

O governador destacou que a nova escola é especial não só por ter uma estrutura maior e mais completa, mas por, também, dispor de um corpo docente qualificado. "É um prédio bonito, equipado, mas é uma escola com quantidade grande de professores com licenciatura, com pós-graduação, com mestrado, doutorado, e nós temos que valorizar. Eu espero que essa escola possa ajudar a garantir os sonhos dessa juventude, mas, acima de tudo, que ela também possa ser um espaço de interação com a comunidade, é isso que eu tenho pedido. Que a rede municipal possa vir usar os equipamentos, que os grupos de idosos possam planejar e vir usar piscina, usar o campo, fazer um 'baba', um torneio", acrescentou.

O governador conheceu os espaços da nova unidade, com destaque para os equipamentos esportivos e os laboratórios. Por ser um centro de educação profissional, a unidade possui laboratórios de Biologia/Química, Matemática/Física, Gestão e Negócios, Segurança do Trabalho, Informática e Manutenção e Montagem de Computadores, para assegurar a prática dos estudantes.

Maria Luiza Silva, aluna do segundo ano do curso de Logística, contou como tem sido melhor estudar na nova estrutura. "É muito diferente porque, na antiga sede do Cetep, não tinha nenhum tipo de laboratório. Então, isso aqui é uma novidade para nós, estudantes, e eu acredito que, com esses laboratórios, a gente possa cada dia mais estar aprendendo de outra forma dinâmica e com experiências incríveis ", avaliou.

O Cetep de Dias D'Ávila reúne, também, os alunos do Colégio Estadual Dr. Luís de Moura Bastos, contando com 1811 estudantes. "É uma escola que conta com quatro cursos de educação profissional e, também, Ensino Médio e cursos de tempo integral, além do EJA [Educação de Jovens e Adultos]. Então, a escola tem todas as ofertas e modalidades, acolhe o nosso estudante, garante o direito à educação em ampla estrutura, iluminada, climatizada. Acolhemos, também, o professor, com qualidade de trabalho. É parte da nossa ação de valorização do professor, que não se esgota no reconhecimento financeiro do seu trabalho, na saúde do professor, mas, ainda, no ambiente adequado para o pleno desenvolvimento de trabalho", destacou a titular da SEC, Adélia Pinheiro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/