Novo modelo de gestão otimiza fornecimento de alimentação nas escolas municipais

EducaçãoFeira de Santana

Novo modelo de gestão otimiza fornecimento de alimentação nas escolas municipais

Cardápio escolar é elaborado em conformidade com as diretrizes do PNAE

Rafael Carvalho/PMFS

O novo modelo de gestão implementado no início do ano letivo, em 19 de fevereiro, tem otimizado a produção e distribuição de refeições para os mais de 55 mil estudantes das 219 escolas da rede municipal.

O cardápio escolar é elaborado em conformidade com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), levando em consideração o segmento escolar, que varia de acordo com a faixa etária dos estudantes e a modalidade de ensino (integral ou parcial). Na modalidade integral, são oferecidas três refeições diárias (desjejum, almoço e lanche da tarde), enquanto na modalidade parcial são duas (desjejum e lanche).

Na Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro, onde 10 turmas estudam em período integral, o diretor da unidade de ensino, Marcelo Martins, ressalta a importância da inclusão do desjejum no cardápio escolar para os alunos.

"A implementação desse novo modelo escolar foi de extrema importância. Conseguimos manter um cardápio variado e agora oferecemos também o desjejum. Para as escolas localizadas nos distritos, essa refeição é fundamental, pois muitos alunos saem de casa muito cedo e nem sempre conseguem tomar o café da manhã", explica o diretor Marcelo Martins.

A aluna Talita Freitas compartilha que, para ela, o momento do lanche é o mais esperado do dia. "Gosto muito do desjejum e, ainda mais, da hora do lanche. Sinto-me bem alimentada comendo feijão, arroz e frango."

"A gestão da alimentação escolar abrange todos os aspectos necessários para garantir que a comida chegue até o aluno, desde a aquisição dos insumos até a contratação de merendeiras, transporte e distribuição dos alimentos nas escolas, além do apoio de nutricionistas, materiais e eventuais ajustes ou melhorias no ambiente da cozinha. Trata-se de um modelo de gestão inovador que possibilita atender a todas as demandas de maneira eficaz", destaca a secretária de Educação do município, Anaci Paim.

Por: PMFS

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/