Pesquisa com casca de banana conquista prêmios internacionais no Panamá

EducaçãoRede estadual

Pesquisa com casca de banana conquista prêmios internacionais no Panamá

Estudo foi realizado por estudantes da Educação Profissional 

Crédito: Divulgação

Iarlei Sousa e Samoel Lima, estudantes egressos do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Sisal II, no município de Araci, foram premiados em primeiro lugar na classificação geral e também na categoria Medicina e Saúde na Feira Internacional de Ciências e Tecnologia do Panamá. No evento, eles apresentaram o projeto científico "Produção de fitocosmético a partir da casca da banana como alternativa sustentável para tratamentos estéticos", que foi desenvolvido na instituição de ensino da rede estadual, em 2021.

Acompanhados do diretor do Cetep, Luiz Henrique Carvalho Lopes, e da professora Pachiele, os jovens falaram sobre a conquista no Panamá e a importância do projeto que desenvolveram no Cetep, onde continuam tendo vínculo através do Clube de Ciências. "Agradeço primeiramente a Deus e à Secretaria da Educação, por ter sido uma grande parceira nossa ao nos proporcionar este momento. Além da honra de participar de um evento internacional com o nosso projeto de sustentabilidade e reaproveitamento, ainda fomos premiados. Também tivemos a experiência do intercâmbio intercultural que nos agregou muitos conhecimentos", declarou Iarlei Sousa, egresso do curso técnico de Análises Clínicas.

O colega Samoel Lima falou sobre o significado sustentável do projeto vitorioso. "O impacto ambiental positivo é a principal importância do nosso trabalho. Com o nosso projeto, levamos às pessoas a consciência de que a casca da banana tem mais propriedades do que a própria polpa. Foi muito emocionante ter participado desta feira, de ter conhecido outros projetos, outras culturas, pessoas de outros países da América Latina e América Central. E mais importante foi a oportunidade do intercâmbio cultural que tivemos com estudantes de outros países e que têm em comum com a gente o interesse pelas ciências".

A professora-orientadora também falou sobre a importância da presença do Cetep no evento no Panamá. "É a nossa primeira participação em uma feira internacional de ciências e tecnologia de muitas que virão. Estamos muito felizes e agradecidos. Este projeto possibilita o contato direto e prático com a ciência, agregando conhecimentos e visão que ajudarão a abrir os horizontes na vida acadêmica que escolherem e no mercado de trabalho".

Sobre o projeto – O projeto "Produção de fitocosmético a partir da casca de banana como alternativa sustentável para tratamentos estéticos" consiste na utilização da casca da banana para a produção de um creme fitoterápico para a pele, partindo de estudos científicos comprovados sobre a presença de bioativos antioxidantes, como o flavonoide, usado no combate de radicais livres e seus danos na pele. O trabalho, que contou na equipe também com os estudantes Jefferson Correia e Ellen Cristina Moura, do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas, do Cetep Sisal II, em Araci, já conquistou o 1º lugar na categoria "Ciências Biológicas" e venceu as categorias "Reconhecimento empreendedor" e "Mérito de reconhecimento científico" na 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), realizada em dezembro de 2021. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/