Professores da UEFS avaliam paralisação das atividades

EducaçãoAssembleia

Professores da UEFS avaliam paralisação das atividades

Haverá movimento também nas outras três estaduais baianas

Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira (19), os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estarão reunidos em assembleia para discutir, entre outros pontos, a paralisação das atividades acadêmicas durante 24 horas. A pauta também será apreciada pela categoria nas universidades do Estado da Bahia (UNEB), de Santa Cruz (UESC) e do Sudoeste da Bahia (UESB). Caso aprovada, a suspensão dos trabalhos ocorrerá de forma conjunta nas quatro instituições até o início de junho.

A mobilização é uma das diversas ferramentas usadas pelo movimento docente para pressionar o governo Rui Costa a retomar o diálogo através do restabelecimento da mesa permanente de negociação, resultante do acordo da greve de 2019, mas suspensa de forma unilateral pelos próprios gestores públicos ainda naquele ano.

A cobrança ao governo também tem sido feita através da ida dos professores aos eventos oficiais do governo a fim de tentar entregar a pauta ao governador e reivindicar o diálogo; protesto em vias públicas; mobilização na Secretaria Estadual da Educação, em Salvador; além da organização de uma ampla campanha de mídia, com produção de conteúdo para divulgação em programas de rádio, TV, jornal impresso, site e redes sociais. A categoria no entanto diz que o governo estadual se nega a dialogar com a categoria.

Os diretores das associações docentes das quatro universidades defendem que valorizar os professores e essas instituições não é gasto, é investimento. As universidades são patrimônio do povo baiano e no enfrentamento à pandemia evidenciaram ainda mais a importância do trabalho deste servidor no que se refere à produção científica. Com pesquisa e extensão, os educadores colaboraram com a sociedade civil e o poder público, produzindo Equipamentos de Proteção Individual, suporte às pessoas infectadas, capacitação, imunização, monitoramento da Covid-19 e diversos outros projetos.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/