Professores e estudantes se mobilizam contra unificação do Colégio Carmen Lima ao Assis Chateaubriand

EducaçãoEnsino

Professores e estudantes se mobilizam contra unificação do Colégio Carmen Lima ao Assis Chateaubriand

Ambos estão na mira de um processo de integração que vêm ocorrendo em diversos municípios. 

Foto: Mário Sepulveda/ FE
Feira de Santana Notícias 24h - Professores e estudantes do Colégio Estadual Carmém Andrade Lima (Cecal), localizada no bairro Sobradinho, em Feira de Santana, estão insatisfeitos com a possibilidade de unificação da unidade ao Colégio Assis Chateaubriand (Cieac). Ambos compartilham a mesma área pertencente ao governo do estado, e estão na mira de um processo de integração que vêm ocorrendo em diversos municípios.

Segundo professores da Cecal ouvidos pelo Folha do Estado, eles ainda não foram comunicados formalmente sobre as mudanças e estão inseguros quanto ao futuro profissional.

"Nós gostaríamos de saber, porque todo mundo ventila a possibilidade sobre a escola e os maiores interessados não estão a par disso. Se fala em integração com a outra escola, só que nós entendemos que integração é quando duas escolas se unem dando origem a outra escola com os mesmos direitos, e não é isso que está acontecendo. O que vai acontecer com os professores desta escola?, questionou uma professora de história.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Outro professor comentou que a escola está em funcionamento há 25 anos e sempre acolheu toda a comunidade. "É muito querida, com projetos pedagógicos maravilhosos, mas nosso espaço está sendo tomado de dois para cá. Até onde sabemos, existe a possibilidade de os alunos serem relocados para o Assis, que será uma escola em Tempo Integral, mas não podemos afirmar. Agora deixando claro que os alunos do Carmem têm interesse em permanecer nesta escola e não serem relocados para outra."

Outro motivo de preocupação entre os integrantes da comunidade escolar é o conflito entre estudantes de ambas as instituições, o que poderia ocasionar episódios de violência.

Para a estudante Clara Oliveira, este é um processo que já tem acontecido há alguns anos, mas que choca muito os alunos. "Esta escola abriu portas para várias pessoas, que oferece o ensino médio e fundamental. A gente não entende porque o Carmem Andrade tem que fechar as portas.

A estudante Mariane Queiroz também acredita que a integração entre as duas escolas pode influenciar o aprendizado dos alunos. "Um impacto muito forte, não só para os alunos, mas também para os professores. Ela acredita que essa mudança pode prejudicar o aprendizado dos alunos, também por conta do conflito que ocorre entre alguns jovens das duas instituições."

João Pedro Silva Almeida compartilhou a mesma opinião que as colegas. "Estou no primeiro ano agora e faltando dois anos para concluir o ensino médio vamos ter que trocar de escola. Isso é muito complicado, pois a gente já adaptou, gostamos muito aqui do ensino. Ter que se adaptar em outro contexto pode ser muito complicado."

Em nota, o Núcleo Territorial Portal do Sertão (NTE19) informou que a integração entre as duas escolas tem por objetivo melhorar a infraestrutura e criar um ambiente de mais bem-estar para toda comunidade escolar.

"O Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand passou com obras de ampliação de modernização contemplou a implantação, que foram inauguradas em junho deste ano. Após as intervenções, inauguradas no mês de julho, a unidade passou a contar com teatro restaurante estudantil, campo de futebol society com pista de atletismo, quadra poliesportiva coberta, vestiários, reservatório de água, subestação de energia e adequação civil das unidades escolares", acrescentou a nota do NTE. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 08 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/