Programa de qualificação profissional é lançado em Feira de Santana

EducaçãoSaiba mais

Programa de qualificação profissional é lançado em Feira de Santana

Iniciativa é para estudantes da rede muncipal; inscrições a partir de segunda, 23 

Crédito: ACM/Secom/PMFS
Na sexta-feira (20), a Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), lançou o programa "Jovem Aprendiz Feirense", que vai oportunizar qualificação profissional a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. O evento aconteceu no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva.

Durante o lançamento, o gerente de operações da Renapsi Diego Rocha explicou como funcionará o encaminhamento destes estudantes. "Eles farão um curso de 10 dias pela Renapsi, uma formação inicial para o que vão vivenciar na prática e, em seguida, se apresentarão nas secretarias das escolas do município. Durante toda essa jornada de aprendizagem, os jovens também poderão contar com o apoio e orientação de uma equipe da Rede Nacional de Aprendizagem, composta por psicólogo, assistente social e pedagogos."

Inicialmente, 100 estudantes serão contratados de imediato. Eles atuarão nas secretarias das escolas municipais, no contraturno escolar. A carga horária será de 20 horas semanais. Os jovens receberão salário mínimo, décimo terceiro salário, férias remuneradas, vale transporte em áreas com transporte público, seguro de vida, uniformes e crachás.

Representando o prefeito Colbert Martins Filho, que se recupera de uma cirurgia feita recentemente, o vice-prefeito Fernando de Fabinho destacou a importância do programa.

"O Jovem Aprendiz Feirense tem relevância para a área social do município, para a educação do município e para o desenvolvimento da parte administrativa da Prefeitura Municipal, porque serão 100 novos jovens e adultos que estarão aprendendo a trabalhar. Esta é mais uma importante contribuição do prefeito Colbert para a cidade, são mais 100 famílias que vão passar a ter uma renda através desses jovens contratados", afirma.

Para a secretária de Educação, Anaci Paim, o programa tem uma importância fundamental porque caminha na direção de duas questões importantes, uma do acesso, com oferta da matrícula regular para o EJA em todas as suas etapas, e outra da permanência e sucesso.

"Além de estimular a permanência do estudante, a iniciativa garante qualificação profissional, suporte financeiro, apoio integral e inclusão social. Todos esses fatores vão estimular o desenvolvimento desses jovens", pontua.

Também estiveram presentes na composição da mesa, a primeira-dama de Feira de Santana Adenilda Martins e o empreendedor social, representante da DEMÁ Brasil e um dos instituidores do RENAPSI Adair Meira.

Como participar

Para participar, os interessados devem ter idade entre 14 a 21 anos (até 20 anos e 11 meses); renda familiar de até 2 salários mínimos per capita; ser estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculado à Rede Municipal de Ensino. A iniciativa prevê uma cota de 5% a 10% para Pessoa com deficiência – PCD (sem limite de idade) e de 5% para jovens do Sistema Socioeducativo em cumprimento ou egressos.

As inscrições serão abertas no dia 23 de outubro, próxima segunda-feira, no site.

Em caso de dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato através do teleatendimento: (75) 99949-8452 ou através do email jovemfeirense.ba@renapsi.org.br. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/