Raissa Araújo, feirense estudante da rede pública, tem nota 960 no ENEM

EducaçãoConheça história

Raissa Araújo, feirense estudante da rede pública, tem nota 960 no ENEM

Nota máxima da Redação no exame é 1.000 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma causar muita tensão para quem responde a prova, mas também é motivo de muita alegria, e principalmente, oportunidade para aqueles que alcançam uma boa pontuação. A feirense Raissa Araújo (18 anos), estudante do Instituto Estadual Gastão Guimarães, em Feira de Santana, alcançou a nota de 960 (de um total de 1000) na redação. A jovem está entre os vários alunos da rede pública do município que conseguiram atingir boas notas e pretendem vagas em universidades estaduais e federais ou bolsas em instituições privadas.

"Eu sou uma menina sonhadora, que concluiu os estudos em escola pública, pois nunca tive muitas condições financeiras. Meu estudo é todo baseado no ensino público que é sim de qualidade, pois quando o aluno se compromete, ele consegue aproveitar muito bem os conteúdos passados pelos professores. Cheguei aqui no Gastão, no segundo ano do Ensino Médio e encontrei uma estrutura maravilhosa, com professores muito bons. Eu aproveitei muito bem meus professores, me dediquei muito para conseguir essa nota na redação", conta.

Segredo do sucesso

A jovem divide a estratégia para obter o sucesso: manter a frequência nas aulas e ter bastante atenção a tudo que os professores diziam em sala de aula. "Nunca fui muito de faltar e sempre estava muito atenta aos professores, a todos os ensinamentos. Eu era líder de turma, tinha uma responsabilidade a mais e sempre estudava o que foi dado na escola, também em casa, uma retomada para não esquecer. Isso foi fundamental para conseguir lembrar de muitos assuntos que tinham na prova do Enem, tudo que eu vi em sala de aula", explica.

Autodidata em língua estrangeira, Araújo tem grandes planos quanto a sua carreira. "Eu tenho muito interesse em Relações Internacionais que é um curso que não tem aqui, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Sempre tive um sonho de passar em uma universidade pública, então estou vendo minhas possibilidades. Agora no Sistema de Seleção Unificada (SISU), eu me inscrevi em Letras com Espanhol, como eu já sou bilíngue (falo espanhol), achei que era uma boa. Graças a Deus estou passando em 1º lugar em Letras na UEFS. Irei me inscrever também no Programa Universidade Para Todos (Prouni) para contemplar também uma bolsa em uma instituição particular", revela.

"Eu venho de uma origem muito humilde e meus pais me ensinaram que tudo que a gente quer na vida, a gente tem que batalhar que conseguimos. Colocando Deus na frente, colocando nossos sonhos nas mãos de Deus e fazendo nossa parte, a gente chega onde quiser. Foi meu primeiro ENEM, nunca tinha feito e, na verdade, nem nunca tinha estudado redação na vida", diz Raissa.
Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Escola e família

"Meus pais receberam a notícia com muita emoção! Nós estamos passando um momento conturbado, pois meu pai se encontra internado e minha mãe também estava um pouco adoentada. Foi justamente neste momento de dor que eu peguei o resultado, confesso que nem estava muito animada, pois meus pensamentos estavam na família. Quando receberam a notícia foi maravilhoso, eles ficaram muito felizes. Sem os meus pais eu realmente não chegaria a lugar nenhum. Eles sempre me incentivaram a acreditar na escola pública e nunca deixaram eu falar mal do ensino. Sempre me ensinaram que a gente tem que fazer proveito do que tem à mão", reconhece.

Alfreda Xavier, diretora do Instituto Gastão Guimarães, se diz orgulhosa da aluna e salienta todo empenho da estudante durante as aulas. "Eu estou super emocionada! Eu sou uma diretora de escola pública e Raissa disse algo que eu sempre vou às salas dizer aos nossos alunos, que nós somos aquilo que nós queremos ser. Nós temos que correr atrás dos nossos sonhos. Sempre digo aos pais, que são meninos de famílias pobres então, o que a gente puder aproveitar deles em casa, tem que fazer, estudar. Sem que muitos deles precisem trabalhar, é preciso aproveitar o máximo esses momentos, para que lá na frente eles possam agradecer a esses pais, como os pais de Raissa. Ela é uma aluna super estudiosa, muito dedicada e que encontrou estrutura familiar e escolar. Encontrou também nos seus professores o apoio para alcançar esse sucesso", defende. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/