Reitora da Uefs representa Bahia em missão na China para fortalecer cooperação acadêmica
A participação da universidade na missão tem como objetivo divulgar seus projetos de pesquisa e extensão
A reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, estará entre os dias 14 e 21 de novembro em missão institucional à China, com o objetivo de ampliar as redes de cooperação acadêmica entre universidades brasileiras e chinesas.
A iniciativa será composta por duas atividades principais, ambas realizadas em Pequim. A primeira é a Conferência Mundial da Língua Chinesa 2025, promovida pelo Centro de Cooperação em Língua e Educação (CLEC), com apoio do Ministério da Educação da República Popular da China, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de novembro. A segunda atividade será a Missão Acadêmica para a China, entre os dias 17 e 21 do mesmo mês.
Com o tema "Inovação lidera, IA potencializa: aprender chinês sem fronteiras", a Conferência Mundial da Língua Chinesa reunirá especialistas, gestores e representantes de instituições de ensino superior de diversos países para debater os avanços na aprendizagem da língua chinesa e o papel da inteligência artificial na educação global. Entre os tópicos abordados estão: uso de IA em avaliações de proficiência (HSK), desenvolvimento de modelos híbridos de ensino, capacitação docente em competências digitais, programas "Chinês+" voltados para aplicações profissionais e estratégias de internacionalização dos Institutos Confúcio em sua nova fase.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Já a programação da Missão Acadêmica para Reitores/as Brasileiros/as à China 2025, também promovida pelo CLEC e pelo Ministério da Educação da República Popular da China, incluirá visita oficial à Universidade de Beihang, referência em ciência e tecnologia, reunião na Embaixada do Brasil em Pequim e participação no Fórum de Reitores Brasileiros-Chineses, espaço dedicado ao diálogo institucional e à construção de redes de colaboração.
A participação da universidade na missão tem como objetivo divulgar seus projetos de pesquisa e extensão, além de identificar áreas de interesse comum com instituições chinesas. A iniciativa fortalece a atuação da universidade no cenário internacional e contribui para o atendimento de demandas estratégicas da educação superior na Bahia.
"A presença da Uefs na Missão Acadêmica à China reflete o quanto temos investido na construção de relações institucionais internacionais. Estaremos presentes em todas as atividades previstas, como a reunião na Embaixada do Brasil em Pequim e visitas técnicas às universidades de Beihang, Normal de Pequim e Normal de Hebei. Também conduziremos tratativas para ampliar convênios, parcerias acadêmicas e programas de cooperação internacional, com foco na oferta de cursos de línguas e na inserção da nossa universidade no cenário global, em sintonia com as demandas estratégicas da educação superior na Bahia", destaca a reitora da instituição, Amali Mussi.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.