Saiba quem precisa justificar ausência na prova do ENEM

EducaçãoBrasil

Saiba quem precisa justificar ausência na prova do ENEM

Procedimento deve ser realizado até 15 de abril

Crédito: Divulgação

A Página do Participante ficará disponível até as 23h59 do dia 15 de abril para os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e justificar ausência no exame de 2021. A justificativa é direcionada ao participante que adquiriu a isenção da taxa na edição anterior, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção novamente, em 2022. Para isso, é necessário anexar no sistema a documentação que comprove os motivos da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados.

Conforme o anexo I do Edital n.º 14/2022, são motivos que justificam a ausência no exame as seguintes condições: assalto ou furto; acidente de trânsito; casamento ou união estável; morte na família; maternidade ou paternidade; acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade no período da aplicação; privação de liberdade; emergência, internação ou repouso médico ou odontológico; trabalho; deslocamento a trabalho; intercâmbio acadêmico e atividade curricular.

Em cada motivo, o edital detalha os documentos aceitos, com as especificações necessárias. O Inep não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.

Resultado

O resultado da justificativa de ausência no Enem 2021 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição na edição de 2022 será divulgado no dia 22 de abril.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 02 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado