SEC e UPB reúnem 348 municípios em seminário voltado para alfabetização
A ação faz parte do Programa Bahia Alfabetizada, lei sancionada pelo Governo do Estado
O Seminário Estadual Bahia Alfabetizada, realizado pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC) e pela União dos Municípios da Bahia (UPB), reuniu, nesta terça-feira (26), prefeitos de 348 municípios baianos para apresentar estratégias que assegurem e auxiliem a alfabetização das crianças baianas na idade adequada.
A ação faz parte do Programa Bahia Alfabetizada, lei sancionada pelo Governo do Estado que une uma série de ações de apoio aos 417 municípios na alfabetização de crianças até os sete anos. As iniciativas vão desde a formação de servidores multiplicadores das secretarias municipais de Educação, até a distribuição de material didático, entre outras iniciativas.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, participou do evento, que foi dividido em dois atos. No turno da manhã, prefeitos de 187 municípios aprofundaram a situação educacional da alfabetização em suas gestões. No período da tarde, outros 161 gestores municipais receberam o levantamento sobre o assunto e as estratégias de como melhorar os índices de aprendizagem.
"A gente sabe que quem faz a alfabetização no Brasil inteiro são os municípios. E nós estamos aqui, com os prefeitos e as prefeitas, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas para unir forças em prol da garantia do direito à aprendizagem dos estudantes de alfabetização aos sete anos de idade", explicou a secretária estadual da Educação.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Rowenna também falou sobre a importância da alfabetização na idade correta. "A gente sabe que quando uma criança não é alfabetizada aos sete anos, ela tem impactos na vida dela, por todo o resto da vida. Então, este seminário é o momento de a gente apresentar o plano de trabalho que preparamos para auxiliar vocês nessa missão", garantiu.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, destacou que o Seminário Bahia Alfabetizada é um ato inédito na história da instituição, além de representar uma grande demonstração de compromisso do Governo do Estado e de todos os municípios na busca de um futuro melhor para as crianças baianas. "Eu estou muito esperançoso de que, a partir dessas ações, a gente consiga avançar na questão da alfabetização em todo o Estado, porque claramente estamos todos engajados no propósito de alfabetizar nossas crianças até os sete anos e garantir um futuro com mais oportunidades para elas", opinou.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, ressaltou ser fundamental o encontro com os representantes municipais. "Estamos recepcionando esses municípios, como parte da política do Bahia Alfabetizada, promovendo o regime de colaboração como peça importante neste contexto. Estão sendo apresentadas várias propostas que poderão auxiliar as secretarias municipais de Educação para garantir a melhoria do processo de alfabetização nas escolas", disse.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.