Secretário diz que prefeitura não tem condições de instalar detectores de metais nas escolas de Feira

EducaçãoProjeto de Lei

Secretário diz que prefeitura não tem condições de instalar detectores de metais nas escolas de Feira

Projeto do vereador Edvaldo Lima aprovado na Câmara propõe a instalação de detectores de metais nas escolas da rede municipal de ensino.

Foto: Ilustrativa/ Reprodução/TV Santa Cruz
A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou na última terça-feira (9), um projeto de lei do vereador Edvaldo Lima que propõe a instalação de detectores de metais nas escolas da rede municipal de ensino. O texto foi votado em duas sessões e recebeu parecer favorável dos parlamentares.

O secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, afirmou que a pasta tomou conhecimento da aprovação apenas no fim da tarde de ontem e destacou que não participou das discussões na Câmara. "Nós não participamos da discussão desse projeto, até porque respeitamos e entendemos o papel importante da Câmara em propor leis. Agradeço à Casa por colocar em pauta a discussão sobre segurança nas nossas escolas. Mas, no momento, não temos condições financeiras para viabilizar essa ação, uma vez que o orçamento é feito com um ano de antecedência", explicou o secretário.


📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Além da questão orçamentária, o Secretario de Educação já conta com um grupo de estudos interno que debate estratégias de segurança nas escolas. "Há um sentimento muito forte de que, antes de qualquer medida mais rigorosa, precisamos trabalhar o ambiente escolar com campanhas de prevenção, apoio psicológico e acolhimento. A estrutura emocional de alunos, professores e famílias tem sido muito abalada nos últimos tempos, e isso precisa ser tratado com prioridade", ressaltou.

O secretário também questionou a falta de clareza quanto aos detalhes práticos da instalação dos detectores. "Não sabemos sequer qual seria o impacto financeiro da medida. Que tipo de detector seria usado? Um portal fixo? Um detector manual? Quem operaria esses equipamentos? É necessário ter licença? Autorizações específicas? Como lidar com crianças, algumas de apenas três anos, passando por esse tipo de revista? São pontos que precisam ser amplamente discutidos com a sociedade", afirmou.

Pablo Roberto concluiu dizendo que a proposta será avaliada com responsabilidade e transparência. "Como ex-vereador, respeito profundamente o trabalho da Câmara, mas essa é uma matéria que precisa ser estudada com muito pé no chão. Assim que tivermos um posicionamento consolidado, vamos apresentar à população de Feira de Santana qual será o nosso encaminhamento diante da aprovação desse projeto."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/