Trabalhos acadêmicos de estudantes da Uefs recebem prêmio nacional

EducaçãoReconhecimento

Trabalhos acadêmicos de estudantes da Uefs recebem prêmio nacional

A cerimônia de premiação, que reconheceu as melhores teses defendidas no Brasil em 2024, será em dezembro deste ano, em Brasília.

Foto: Divulgação

A pós-graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) continua sendo reconhecida e se destacando no cenário acadêmico nacional. Pesquisas desenvolvidas nos campi de Feira de Santana e Lençóis têm recebido prêmios importantes, reforçando a excelência da instituição, que em 2026 celebra 50 anos. Recentemente, dois trabalhos de egressos de cursos de doutorado foram reconhecidos no Prêmio Capes de Tese 2025, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A cerimônia de premiação, que reconheceu as melhores teses defendidas no Brasil em 2024, será em dezembro deste ano, em Brasília.

A pesquisa "Um códice em língua geral: edição, estudo paleográfico e sócio-história da Amazônia (1750-1758)", de Bruna Trindade Gomes Carneiro, egressa do programa em Estudos Linguísticos (PPGEL), foi escolhida como vencedora na área de Linguística e Literatura. Já a tese de João Paulo Just Peixoto, de Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), recebeu menção honrosa na área de Ciências Ambientais, com o trabalho "Classificação de Riscos e Planejamento de Soluções Inteligentes Utilizando Dados Georreferenciados Abertos para Construção de Cidades Resilientes".

A tese de Bruna Trindade, cujas orientadoras foram as professoras Alicia Duha Lose e Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, é um trabalho pioneiro que resgata um manuscrito em Língua Geral Amazônica do século XVIII, documento disponível na Universidade de Coimbra, em Portugal. A pesquisa utiliza filologia, história e linguística com ferramentas digitais para analisar o material. O estudo revela o papel central das línguas indígenas na escolarização colonial e mostra como elas foram silenciadas pela Língua Portuguesa, oferecendo uma nova perspectiva sobre a formação histórica do idioma e para o entendimento da história cultural e linguística do Brasil.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Licenciada em Letras Vernáculas pela Uefs e bolsista de mobilidade da Universidade de Évora (Portugal), onde teve acesso ao primeiro manuscrito sobre os indígenas da Bahia, Bruna Trindade foi aprovada em primeiro lugar no mestrado na Universidade Nova de Lisboa. A pesquisadora reforça a importância da premiação de mulheres pesquisadoras. "Para as mulheres que fazem ciência no Brasil, o prêmio simboliza a superação de barreiras estruturais, celebrando a trajetória de uma pesquisadora que conciliou maternidade, pandemia e produção acadêmica, o que pode ser inspiração para outras cientistas em contextos adversos", disse.

O incentivo do Prêmio Capes de Tese 2025 aos pesquisadores também é ressaltado por João Paulo Just Peixoto, que foi orientado pelos professores Daniel Gouveia Costa e Washington Franca Rocha. "A menção honrosa é muito importante para mim, principalmente por ser algo que revela a importância do meu trabalho de pesquisa executado no PPGM durante meu período de doutoramento. Acredito que essa menção servirá também de incentivo para que outros doutorandos do programa se engajem em seus projetos de pesquisa, auxiliando no crescimento do PPGM como um programa de doutorado referência", afirmou.

A pesquisa que João Paulo Just desenvolveu apresenta uma solução para os desafios do crescimento urbano relacionados ao gerenciamento de emergências. O estudo utilizou dados georreferenciados para criar um conjunto de ferramentas computacionais capazes de identificar e classificar áreas de risco em cidades. A metodologia, que já tem uma plataforma web para acesso público, ajuda autoridades a mapear áreas vulneráveis e planejar cidades mais resilientes. O trabalho oferece um caminho inovador para que governos e organizações possam mitigar riscos e se preparar para um futuro com mudanças climáticas.

Para o professor doutor Washington Franca-Rocha, coorientador da pesquisa, "a distinção atribuída pelo júri da Capes projeta a relevância científica, social e tecnológica do trabalho e fortalece a trajetória de João Paulo como pesquisador de referência em cidades inteligentes e resiliência urbana. Consolida também a posição da Uefs e, especificamente do PPGM, no cenário nacional da pós-graduação. Ressalte-se que a tese de João foi a primeira defendida no curso de doutorado do PPGM, já demonstrando a qualidade e destaque desse programa".

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/