Uefs recebe óculos de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual

Educação Inclusão

Uefs recebe óculos de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual

Os equipamentos foram recebidos pela reitora, Amali Mussi, que destacou a importância da iniciativa para a inclusão universitária. 

Foto: Bernardo Bezerra/ Ascom Uefs

Na tarde desta segunda-feira (22), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) recebeu 10 óculos de tecnologia assistiva destinados a estudantes com deficiência visual. A entrega foi realizada na Sala dos Conselhos da instituição pelo coordenador do Núcleo Territorial de Educação (NTE 19), Murilo Cerqueira, setor vinculado à Secretaria Estadual da Educação (SEC).

Os equipamentos foram recebidos pela reitora, Amali Mussi, que destacou a importância da iniciativa para a inclusão universitária. "Receber esses óculos para baixa visão é um avanço significativo nos nossos processos de inclusão. Agradecemos ao NTE 19 e à Secretaria Estadual da Educação pela sensibilidade e parceria. Essa ação fortalece nosso compromisso com uma universidade mais acessível, inovadora e conectada às necessidades dos nossos estudantes", afirmou.

Também estiveram presentes na entrega dos equipamentos a vice-reitora Rita Brêda, a pró-reitora de Graduação (Prograd), Rita Eugênia, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROFCIAMB), Marjorie Nolasco, e a representante do Núcleo de Acessibilidade (NAU) da Uefs, Luciana Rios, e a estudante do curso de Direito da instituição, Ana Cecília Santiago.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Murilo Cerqueira explicou que os óculos são dispositivos de tecnologia assistiva que se acoplam a modelos convencionais, permitindo a leitura de textos, imagens e até cédulas de dinheiro. "Eles proporcionam mais autonomia aos estudantes com deficiência visual, reduzindo a dependência de terceiros para acessar conteúdos. É uma tecnologia de ponta que transforma não apenas o processo pedagógico, mas também a vida social desses jovens, promovendo inclusão e cidadania", ressaltou.

Luciana Rios, representante do Núcleo de Acessibilidade da Uefs, reforçou a relevância da iniciativa ao destacar que os equipamentos "facilitam o acesso ao conteúdo acadêmico e promovem autonomia, inclusão e permanência dos discentes na universidade".

Segundo dados do Núcleo de Acessibilidade da Uefs (NAU), atualmente seis estudantes dos cursos de graduação possuem baixa visão e poderão ser diretamente beneficiados com a nova tecnologia. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 16 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/