Uefs recebe óculos de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
Os equipamentos foram recebidos pela reitora, Amali Mussi, que destacou a importância da iniciativa para a inclusão universitária.
Na tarde desta segunda-feira (22), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) recebeu 10 óculos de tecnologia assistiva destinados a estudantes com deficiência visual. A entrega foi realizada na Sala dos Conselhos da instituição pelo coordenador do Núcleo Territorial de Educação (NTE 19), Murilo Cerqueira, setor vinculado à Secretaria Estadual da Educação (SEC).
Os equipamentos foram recebidos pela reitora, Amali Mussi, que destacou a importância da iniciativa para a inclusão universitária. "Receber esses óculos para baixa visão é um avanço significativo nos nossos processos de inclusão. Agradecemos ao NTE 19 e à Secretaria Estadual da Educação pela sensibilidade e parceria. Essa ação fortalece nosso compromisso com uma universidade mais acessível, inovadora e conectada às necessidades dos nossos estudantes", afirmou.
Também estiveram presentes na entrega dos equipamentos a vice-reitora Rita Brêda, a pró-reitora de Graduação (Prograd), Rita Eugênia, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROFCIAMB), Marjorie Nolasco, e a representante do Núcleo de Acessibilidade (NAU) da Uefs, Luciana Rios, e a estudante do curso de Direito da instituição, Ana Cecília Santiago.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Murilo Cerqueira explicou que os óculos são dispositivos de tecnologia assistiva que se acoplam a modelos convencionais, permitindo a leitura de textos, imagens e até cédulas de dinheiro. "Eles proporcionam mais autonomia aos estudantes com deficiência visual, reduzindo a dependência de terceiros para acessar conteúdos. É uma tecnologia de ponta que transforma não apenas o processo pedagógico, mas também a vida social desses jovens, promovendo inclusão e cidadania", ressaltou.
Luciana Rios, representante do Núcleo de Acessibilidade da Uefs, reforçou a relevância da iniciativa ao destacar que os equipamentos "facilitam o acesso ao conteúdo acadêmico e promovem autonomia, inclusão e permanência dos discentes na universidade".
Segundo dados do Núcleo de Acessibilidade da Uefs (NAU), atualmente seis estudantes dos cursos de graduação possuem baixa visão e poderão ser diretamente beneficiados com a nova tecnologia.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.