UEFS retomará aulas presencias em fevereiro de 2022

EducaçãoUniversidade

UEFS retomará aulas presencias em fevereiro de 2022

Será o início do semestre 2022.1 

Crédito: Divulgação

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UEFS deliberou, em reunião realizada no dia 21 de outubro, que o semestre 2022.1 terá início em 21 de fevereiro de 2022 e que as atividades de ensino de graduação ocorrerão no formato presencial. A deliberação teve origem em uma proposta de calendário previamente aprovada na Câmara de Graduação do CONSEPE. A Câmara de Graduação também recomendou o retorno das atividades de ensino de graduação de forma presencial no primeiro semestre de 2022.

Apesar da convocação da reunião não ter colocado em pauta a definição do formato da oferta do semestre, como recomendou a Câmara de Graduação, foi solicitada a inclusão desse ponto para permitir o planejamento dos departamentos na oferta de disciplinas, que ocorre já no mês de novembro. A solicitação de inclusão do ponto na pauta da reunião foi aprovada pelos conselheiros do Consepe, legitimando, portanto, o debate sobre a oferta do semestre 2022.1. A ampla maioria dos conselheiros se manifestou favorável à realização das atividades de ensino de graduação no formato presencial, o que se verificou também na votação da proposta.

A decisão do CONSEPE aponta para a convergência com outras decisões tomadas em relação às atividades presenciais na instituição, e define melhor os cenários atual e futuro das atividades acadêmicas e administrativas. Está em vigência um Plano de Retomada Presencial em fases, e as atividades na UEFS encontram-se na Fase 2. Neste contexto, estão sendo oferecidas atividades práticas presenciais em 44 disciplinas, para cinco cursos de graduação. As demais atividades de ensino permanecem em formato remoto até 11 de dezembro, quando se encerra o semestre 2021.2, seguindo as determinações da Resolução Consepe 131/2020, que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial na UEFS. Já as atividades administrativas estão sendo realizadas com 20% de pessoal nos setores desde segunda-feira (25), com escalas planejadas pelas chefias imediatas. A Fase 3 prevê o aumento das atividades, com 40% de circulação de pessoas, e na Fase 4 um aumento gradual até 100% de presencialidade.

A mudança de uma fase para outra será definida de acordo com a avaliação dos indicadores de saúde para controle da pandemia. O comitê para o retorno presencial é composto pela Adufs, Sintest, DCE, Fórum dos Diretores e membros da administração central. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/