A cidade mira futuro econômico sólido e oportunidades para todos

Aniversário de FeiraFeira 192 anos

A cidade mira futuro econômico sólido e oportunidades para todos

 Feira de Santana busca equilibrar crescimento populacional com qualidade de vida.

Foto: Secom
Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, se prepara para os próximos anos com um planejamento estratégico que busca conciliar crescimento econômico, desenvolvimento social e qualidade de vida. Para detalhar as iniciativas, o Secretário de Planejamento, Carlos Brito, explicou como a Prefeitura pretende atrair investimentos, ampliar empregos e fortalecer áreas essenciais como saúde, educação e lazer.

Segundo Brito, é fundamental que o governo incentive políticas de atração de investimentos. "Para que o futuro de Feira seja estabelecido, precisa haver do governo um incentivo sobre a política de atração, de investimento para a cidade, pois nossa cidade é uma cidade comercial, mas o comércio por si só não garante um desenvolvimento com um todo, é apenas uma parte do desenvolvimento."

O secretário ressaltou a necessidade de diversificar a economia, atraindo novas indústrias, prestadoras de serviços e empresas de grande porte para gerar empregos e ampliar a arrecadação municipal. "Precisamos atrair novos investimentos, novas indústrias, novas prestadoras de serviço, empresas grandes para que sejam geradas novas vagas de emprego e renda para a população, porque em caso contrário teremos uma cidade com população de 600 mil habitantes com orçamento de cidade com 300 mil habitantes, que é resultado da falta de novas empresas que gerem empregos, rendas e impostos para nossa cidade."

Além do crescimento econômico, Brito destacou a importância de áreas de lazer. "Seria interessante estimular a criação de parques temáticos onde seja povoado com pássaros e animais da região que busquem um lugar onde possam sobreviver sem serem escravizados. Onde também seja adaptado um lago artificial para criação de peixes como opção de pesca e devolução para o lago, onde as crianças teriam uma conexão com os animais de forma segura para ambos."

Na educação, os investimentos incluem novas escolas e creches com funcionamento integral, permitindo que os pais trabalhem com mais tranquilidade. "Já estão sendo feitos investimentos em novas escolas e creches para que funcionem de forma integral, dando liberdade para que os pais possam trabalhar."

Em relação à saúde, o secretário ressaltou os esforços para ampliar o atendimento à população. "Temos investimentos em policlínicas e UBS's. Temos 180 postos de saúde, mas demanda muito serviço e efetivamente temos que buscar melhorar o atendimento, porque hoje o município gasta 32% da receita corrente em saúde."

Carlos Brito também chamou atenção para a população flutuante da cidade. "Temos uma população de 600 mil, mas com valor populacional flutuante em 1 milhão, pois pessoas de cidades vizinhas vêm ser atendidas aqui, pois Feira é referência em saúde e educação e, dessa forma, gera alguns problemas. Mas está sendo feita uma equalização e teremos uma policlínica daqui a dois anos atendendo a demanda."

Com essas ações, a Prefeitura busca preparar Feira de Santana para os desafios futuros, equilibrando crescimento populacional, geração de empregos e qualidade de vida para todos os feirenses. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/