Da zona de rebaixamento ao pódio da educação: Escola Dr. João Duarte Guimarães ultrapassa meta do IDEB e vira case de sucesso

Aniversário de FeiraFeira 188 anos

Da zona de rebaixamento ao pódio da educação: Escola Dr. João Duarte Guimarães ultrapassa meta do IDEB e vira case de sucesso

Escola fica no distrito de Humildes

Crédito: Mário Sepúlveda

Localizada na zona rural, mais precisamente, na Praça do Limoeiro, próximo ao distrito de Humildes, a Escola Dr. João Duarte Guimarães amargava lugar de desprezo quando o assunto era IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - "Tínhamos um dos piores resultados da rede", afirmou a gestora da escola, professora Jucinalda da Paz Lacerda. Entretanto, em 2019, tudo mudou com o salto qualitativo extraordinário que a escola deu ao superar as expectativas mais otimistas para sua realidade até então.

O resultado do IDEB daquele ano "foi recebido, por toda comunidade escolar, com muita alegria", revelou a gestora para nossa equipe. Essa alegria advém da melhora expressiva apresentada pela instituição que teve crescimento de 22,7%, saindo de 4.4 (em 2017) para 5.4 (2019) e, com folga, ficou muito à frente da meta, de 4.6. "Quando assumi a gestão da escola no final de 2017, fiquei surpresa com o péssimo resultado da unidade, mas logo criamos estratégias para essa mudança", lembra, Jucinalda.

Então, resolveu arregaçar as mangas, convocar a equipe e trabalhar arduamente. "A primeira coisa foi mobilizar a escola para a importância da educação, de tornar aquele espaço em um lugar onde a educação aconteça. Fizemos a releitura do PPP (Projeto Político Pedagógico). Logo vimos a necessidade de mudar algumas coisas. O segundo passo foi o projeto de incentivo à leitura e a escrita em todos os segmentos, bem como a busca da elevação da autoestima dos nossos alunos. Formação de nossos professores e lógico a competência da coordenação pedagógica para guiar nossos professores e colaboradores, foi fundamental", explica a diretora.

Questionada em relação aos aspectos negativos e positivos de ser responsável pela gestão de uma escola municipal, a diretora conta que é papel do diretor escolar manter o bom funcionamento da escola. "Além disso, me cabe incentivar, motivar e inspirar tanto a minha equipe quanto os alunos. O profissional ainda precisa promover a integração entre a escola e os pais, responsáveis e demais familiares dos alunos".

"Por outro lado, a falta de estrutura, alguns problemas operacionais que não estão em nossas mãos resolver, a falta de um plano de carreira na nossa rede e fora as demandas administrativas diárias", dificultam um pouco o aspecto qualitativo da gestão, comenta Jucinalda, ao sinalizar algumas dificuldades que permeiam o exercício da função de gestora de uma escola.

A Escola Doutor João Duarte Guimarães é responsável pela educação de 734 alunos, e ofertando turmas da Pré-escola (G4 e G5), Anos iniciais (1° ao 5° ano), Anos finais (6° ao 9° ano) e Educação de Jovens e alunos (do estágio 1 ao 5). "A maioria das nossas famílias são feirantes e trabalhadores rurais, temos um percentual de alunos vindo de várias regiões do Brasil, devido às indústrias, granjas e até mesmo em busca de melhores condições de vida. A construção de uma identidade é o nosso maior desafio", finaliza a gestora da escola.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/