Do SIM ao Papagaio: bairros em franca expansão na cidade Princesa

Aniversário de FeiraFeira 190 anos

Do SIM ao Papagaio: bairros em franca expansão na cidade Princesa

Especial Feira de Santana 190 anos 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
Feira de Santana como qualquer outra cidade de médio e grande porte do Brasil vem sofrendo ao longo dos últimos anos uma série de modificações em diversas de suas áreas, modificações essas muitas dais quais com grandes implicações no desenho urbanístico da cidade, reconfigurando a arquitetura do município no que tange a seu espaço geográfico. São exemplos dessa reconfiguração espacial na cidade, por exemplo, o crescimento de muitos bairros antes invisibilzados e até mesmo o surgimento de outros novos, sendo responsáveis pela atual dinâmica geográfica feirense.

Tem-se como exemplo da transformação de algumas localidades, o exemplo do bairro do Papagaio. Localizado na zona Norte de Feira de Santana e com várias de suas ruas com nomes fazendo menção a deuses da mitologia grega como Afrodite, Zeus e Hera.

O bairro que hoje pode ser acessado através das Avenidas Fraga Maia, Josias Fagundes, Universitária, e Rubens Francisco, tinha, num passado bem distante, características totalmente diferentes da conjuntura atual, onde agora predominam, de forma bem incisiva, a existência de inúmeros condomínios particulares, todos símbolos de expansão e modernidades com a presença de espaços completos e integrados com ambientes como piscinas, salão de festas e até mesmo academias embutidas nos empreendimentos. São exemplos dessa nova realidade os condomínios Summer House, Condomínio Reserva Papagaio, Condomínio Ilha Bela, Residencial Viva Mais Avenida, além de tantos outros.

Relativamente recente na história de Feira de Santana, o bairro do SIM tem sua origem ligada à criação do Serviço de Intermediação do Migrante originado em tempos passados na gestão do governador João Durval Carneiro e que servia como um órgão de amparo e assistência a quem vinha de fora se instalar em Feira de Santana. Ali eram oferecidos serviços de alfabetização intensiva, capacitação profissional, emissão de documentos etc.

Entretanto, nas últimas décadas a região do SIM se tornou referência para Feira de Santana quando o assunto é crescimento e desenvolvimento, dada a construção de inúmeros empreendimentos habitacionais, sendo a maioria de grande porte, e situados principalmente em volta da Artêmia Pires, a principal avenida daquele bairro. São exemplos, os empreendimentos Parque Flora, o Viva SIM, o Reserva Murano, Bangalai, entre tantos outros.
Crédito: Divulgação

Ainda

Quem mora nessas regiões, em grande parte das vezes, elogia a infraestrutura do local, como é o caso do professor Américo Soares, 32 anos, que há 2 anos morando no condomínio Reserva Paraty, no bairro Jardim Brasil comentou sobre o motivo da escolha dessa região da cidade para morar:"

O que me motivou a escolher o condomínio Reserva Paraty foi a questão da facilidade da compra junto a construtora, mas também porque a região é ótima, tem uma estrutura boa em relação a alguns bairros da cidade", contou.

Questionado ainda sobre a acessibilidade no que diz respeito aos mais variados serviços e a segurança do local, o professor pontuou:" Apesar do bairro ser longe do Centro, o comércio é ótimo. Aqui a gente encontra praticamente de tudo, e sem contar que ele ainda está em crescimento, o que possibilita mais acessibilidade. No geral, eu considero sim, um ambiente seguro", disse.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/