Feira de Santana vista pelos olhos de quem vive a cidade todos os dias

Aniversário de FeiraFeira 192 anos

Feira de Santana vista pelos olhos de quem vive a cidade todos os dias

Juventude fala como é crescer e se desenvolver na Princesa do Sertão.

Foto: Divulgação

Conhecida por sua importância estratégica, histórica e econômica, Feira se consolidou como polo também cultural e educacional ao longo de mais de um século. Com uma população diversa e crescente, Feira atrai jovens que estudam, trabalham e constroem suas histórias neste incrível pedaço de chão.

Entre os fatores que definem sua identidade estão o comércio forte, a riqueza cultural expressa em museus, centros culturais e eventos, e a sensação de pertencimento que muitos moradores sentem. Apesar do crescimento e desenvolvimento, a cidade enfrenta desafios urbanos, como mobilidade, infraestrutura e segurança, que coexistem com seu potencial e dinamismo.

Para entender como os jovens percebem sua cidade, conversamos com estudantes e profissionais de diferentes áreas, entre 20 e 23 anos, que compartilham suas impressões sobre Feira de Santana - da sensação de porto seguro à percepção de oportunidades, passando pelos desafios que ainda precisam ser superados.

Orgulho e pertencimento

MARIA VITÓRIA MARTINS, 21 anos, Estudante de Design:

"Feira, para mim, por ter vivido 18 anos aqui, traz um sentimento de conforto e familiaridade. Acho que o fato de não ser nem muito grande nem muito pequena é algo que gosto bastante."

MANOEL FELIPE BORGES, 20 anos, Estudante de Biologia:

"Sinto Feira de Santana como um porto seguro. Tenho orgulho de ver a maior cidade do interior da Bahia crescer e se desenvolver com o passar dos anos."

LUIZA CARDOSO, 20 anos, Estudante de Jornalismo:

"Feira significa casa para mim. Depois de tantos anos morando aqui, nascida e criada, a cidade me transmite conforto, ainda mais depois que precisei me mudar para fazer faculdade. Apesar de gostar de viajar e conhecer lugares novos, sinto que Feira sempre estará de portas abertas para me receber."

Comércio, infraestrutura e esporte

LUCAS UCHÔA, 20 anos, Estudante de Direito:

"Gosto da cidade porque não é nem pequena demais, como muitas cidades do interior, nem grande demais, a ponto de levar duas horas para atravessar, como em Salvador. Não me vejo morando em outro lugar."

ELSON CAMPOS FILHO, 21 anos, Estudante de Direito:

"Gosto de Feira de Santana por ter um comércio desenvolvido que atende todas as minhas necessidades e pela presença de times locais, como o Bahia de Feira, que movimentam a torcida."

JOÃO RAFAEL NOVAIS, 20 anos, Estudante de Odontologia:

"Cidade muito boa, que, apesar da violência ainda ser um problema a enfrentar, possui um comércio forte e está se desenvolvendo cada vez mais, tanto social quanto urbanisticamente."

Oportunidades e desafios

LEANDRO OLIVEIRA, 23 anos, Eletrotécnico:

"Cidade boa da zorra, viu? Gosto pra caramba de Feira."

LUIS FELIPE BIANCHI, 22 anos, Gestor de Tráfego Pago:

"Feira é massa! Uma cidade simples, em que tudo se conecta. Tem um milhão de coisas para melhorar, mas a cidade tem tudo para evoluir. É o maior entroncamento do Nordeste, rica em história e criatividade, e tem uma boa relação cultural que se reflete no Cuca, no museu e em outros espaços."

BRUNO CAMPELO, 22 anos, Designer:

"Eu acho que deveria ter jornalismo na UEFS. Isso mudaria muita coisa."

JOÃO VICTOR SILVA, 22 anos, Financeiro:

"Tem muito buraco."

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 19 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/