Comissão de Cultura avalia instaurar TAC contra bloco 'As Muquiranas'

CarnavalCâmara de Salvador

Comissão de Cultura avalia instaurar TAC contra bloco 'As Muquiranas'

Vereador Sílvio Humberto (PSB) repudiou caso de violência praticado dentro do bloco 

Crédito: Divulgação

A Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, pretende realizar uma audiência pública para avaliar instaurar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) após o caso de violência ocorrido dentro do bloco 'As Muquiranas' contra uma foliona que curtia o carnaval.

O presidente da Comissão, vereador Sílvio Humberto ( PSB) repudiou o caso de violência ocorrido dentro do bloco. A Comissão pretende e informa instaurar um Termo de Ajuste de Conduta via Legislativo, além da realização de uma audiência pública para ampliar a discussão.

"Não podemos naturalizar o que ocorreu. Constatemos que a violência praticada ali foi filmada, mas quantas mulheres ao longo dos anos foram violentadas e tiveram que seguir o percurso da vida tendo que lidar com os traumas?", questiona. "É preciso rever o lugar desse bloco dentro do Carnaval, a começar pelo uso de fantasias que ferem identidades e reforçam a sexualização de profissões", emenda.

De acordo com Silvio existe uma falta de compreensão do que é irreverência com comportamento abusivo.

"A cultura da irreverência é uma marca no bloco, no entanto é preciso entender até onde se pode ir. Brincadeira só é brincadeira quando todas as partes se divertem. São de outros carnavais os relatos de importunações e confusões que têm como alvo preferencial mulheres e LGBTQIAP+, além dos casos de depredação do patrimônio público, portanto, cabe uma punição a todos envolvidos, principalmente ao bloco", apoia.

"Sabemos da tamanha importância da folia de Momo para a economia, por isso é importante que os blocos arquem com essa responsabilidade para realização de um desfile sem abusos. É preciso naturalizar o cuidado, pois a festa passa, porém o trauma fica", finalizou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/