Estado anuncia mais de 170 atrações para Carnaval de Salvador 2024

Carnaval8 a 13 de fevereiro

Estado anuncia mais de 170 atrações para Carnaval de Salvador 2024

Entre os destaques da programação, está o Trio da Cultura, no sábado de Carnaval

Crédito: Mateus Pereira/GOVBA

Em evento de lançamento realizado na tarde desta terça-feira (23), no Pelourinho, o Governo do Estado anunciou mais de 170 atrações musicais e culturais nos três circuitos do Carnaval, em Salvador. Entre as novidades deste ano, está o desfile do Trio da Cultura, sábado, na Barra, com Gilberto Gil, Margareth Menezes e Chico César cantando juntos. 

De 8 a 13 de fevereiro, muitos outros nomes passarão pelos espaços desta que é considerada a maior festa de rua do planeta. Para encerrar com chave de ouro, o Arrastão de Bell Marques vai marcar, pelo segundo ano consecutivo, a despedida da folia 2024, na Quarta-Feira de Cinzas.

"Teremos uma programação bastante diversificada, inclusive com nome bastante conhecidos da nossa música, mas também com aqueles que estão começando agora. A pipoca é a democratização real do Carnaval, por que o papel do Estado é democratizar o Carnaval", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a no Pelourinho.

Para o Carnaval deste ano, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) tem a estimativa de que 2,7 milhões de turistas virão à Bahia, com injeção de R$ 6,5 bilhões na economia, na capital e no interior. Trazendo o tema "50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral", o Carnaval da Bahia envolve ações de diversas secretarias e órgãos estaduais, como Segurança, Saúde, Cultura, Direitos Humanos, Igualdade, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda. Os serviços ofertados irão garantir inclusão e entretimento para baianos e turistas.

O coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior, vice-governador, destacou as ações transversais do governo na festa. "Teremos o maior investimento da história esse ano, homenageia os 50 anos dos blocos afros, a nossa raiz e a nossa cultura. Agradeço a confiança que o governador Jerônimo Rodrigues tem nesse vice-governador. Em 2023, ele me deu a missão de coordenar o Carnaval e, esse ano, novamente estou como coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, lançado nesta terça, com todas as ações das secretarias de governo".

No Carnaval do Pelô, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) mobiliza o público a viver uma experiência única do Carnaval de rua, atraindo crianças, famílias e turistas. Mais de 100 atrações se apresentarão no local, com desfile de microtrios e nanotrios. Além disso, nos palcos espalhados no Pelourinho, serão promovidos grandes encontros musicais de diferentes ritmos, que vão desde o afro, reggae, arrocha, axé e antigos carnavais, passando também pelo samba, rap, pagode/pagotrap, guitarra baiana, orquestras e bailes infantis.

Atrações

Entre as atrações garantidas no Carnaval do Pelô, estão Daniela Mercury e Blocos Afro, Larissa Luz, Nação Zumbi, Attooxxà, Pedro Pondé, Marina Sena, Margareth Menezes, As Ganhadeiras de Itapuã, Batifun, Baco Exu Do Blues, Baiana System e Adão Negro.

Os blocos sem cordas do Governo do Estado também garantem a diversão no Circuito Dodô (Barra/Ondina), com atrações como Léo Santana, Ludmilla, Xamã, Kevi Jonny, Timbalada, Parangolé, entre outros. No Circuito Osmar, no Campo Grande, tem Daniela Mercury, Xanddy Harmonia, Carlinhos Brown, É o Tchan, Saulo, La Fúria, Baiana System, Escandurras, entre muitas outras atrações.

Além dos circuitos oficiais Dodô, Osmar e Batatinha, haverá desfiles em outros cinco circuitos: Orlando Tapajós (Ondina - Barra), Sérgio Bezerra (Barra - Morro do Cristo), Riachão (Garcia), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Mãe Hilda Jitolú (Curuzu). Também estão previstas ações especiais, como a Lavagem da Funceb, no Circuito Mestre Bimba, e o Bloco Me Deixe à Vontade, no Palco do Rock.

O Programa Ouro Negro, coordenado pela Secult, é um fomento à participação de Blocos Afro no Carnaval de Salvador e no interior. Este ano, são R$ 15 milhões de investimentos, o maior da história, para atender 132 propostas contempladas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/