‘Somos sementes’, diz Vovô sobre 50 anos do bloco afro Ilê Aiyê

CarnavalTradição

‘Somos sementes’, diz Vovô sobre 50 anos do bloco afro Ilê Aiyê

O mais antigo do Carnaval propõe que fundação seja a data de surgimento dos blocos afro

Crédito: Camila Vieira/bahia.ba

Fundador e presidente do primeiro bloco afro do Carnaval de Salvador, Vovô do Ilê destacou os 50 anos do Ilê Aiyê em encontro realizado com Jerônimo Rodrigues (PT) e outros membros do Governo do Estado nesta terça-feira (9).

"Antes dos blocos afro só tinham os afoxés. Tradicionais e de terreiro, eles saiam em trios, mas tocando o frevo pernambucano. O surgimento dos blocos afro incentivou a criação do Axé Music", disse Vovô na coletiva de imprensa do evento, que também contou com outros representantes de entidades e de blocos afro.

O Ilê Aiyê propõe que sua fundação se torne oficialmente a data de surgimento dos blocos afro. "Somos sementes, estamos aí resistindo e fazendo essa transformação. Então, fazer 50 anos de Carnaval, de axé e de contribuição social é muito importante", justificou o fundador e presidente do bloco afro mais antigo do Carnaval de Salvador.

"Temos que mostrar que o bloco afro não é só a tradição de Carnaval. O bloco afro existe durante todo o ano e tem feito uma transformação muito grande nas comunidades", concluiu.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/