21 estados estão com taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%

COVID-19Covid-19

21 estados estão com taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%

Hospitais passam atender outros casos não relacionados à pandemia 

Crédito: Divulgação/Sesab
Reflexo dos 135,3 milhões de brasileiros que tomaram a primeira dose e dos 67,9 milhões que já estão completamente imunizados contra a Covid-19: a rede hospitalar de 21 estados está menos sobrecarregada a e registrando taxas de ocupação em leitos Covid (clínicos e de UTI) abaixo de 50%, parâmetro considerado como dentro da normalidade.

Os da última quarta-feira (8) são consolidados pelo Ministério da Saúde com base nas informações disponibilizadas diariamente pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Na prática, a baixa ocupação quer dizer que o sistema de saúde está menos sobrecarregado nessas regiões e registrando menos casos graves ou gravíssimos da Covid-19, ou seja, situações que demandam internações e/ou intervenções médico-hospitalares.

Assim, os hospitais passam a ter mais condições, infraestrutura e RH disponível para receber pacientes com outros problemas de saúde não relacionados à Covid-19, como casos de urgência e emergência, traumas, câncer, AVC entre outros, além de permitir a retomada gradativa e segura de cirurgias e procedimentos eletivos.

No momento, apenas o Distrito Federal e os estados do Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro estão na zona de alerta, com taxas de ocupação que variam de 51% a 69%. Roraima saiu da faixa grave, com ocupações acima de 80%, e passou ao estado de alerta, registrando ocupações entre 70% e 80% em seus leitos Covid-19. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/