Quinta dose da vacina contra Covid-19 está disponível para imunossuprimidos

COVID-19Feira de Santana

Quinta dose da vacina contra Covid-19 está disponível para imunossuprimidos

Aplicação da dose de reforço começou no mês de novembro 

A dose de reforço contra Covid-19 para imunossuprimidos, popularmente conhecida como 5ª dose, já está disponível nas Unidades Básicas e de Saúde da Família de Feira de Santana. Para ser vacinado, o paciente deve levar documento de identidade, cartão SUS, caderneta de vacinação e relatório médico.

De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, são considerados como imunossuprimidos pessoas com baixa imunidade que apresentam enfraquecimento do sistema imunológico, seja por algumas doenças ou pelo uso de certos medicamentos. Por isso, são mais vulneráveis a infecções que podem se tornar graves.

Dessa forma, podem receber a vacina as pessoas com HIV/ AIDS; portadores de imunodeficiência primária grave e doenças autoimunes; pessoas em tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados; pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); e pessoas que fazem uso contínuo de imunossupressores.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, relata que apesar das vacinas estarem disponíveis desde o início do segundo semestre, não foi possível fazer a aplicação devido ao intervalo obrigatório de quatro meses entre a quarta e a quinta dose.

"Alguns imunossuprimidos começaram a completar os quatro meses de intervalo em outubro, mas não compareceram para tomar a dose de reforço. Muitos só foram procurar em novembro e, por isso, a aplicação das quinta dose começou nesse mês", explicou.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 30 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/