Antiviral contra COVID-19 começa ser vendido no mercado privado

COVID-19Brasil

Antiviral contra COVID-19 começa ser vendido no mercado privado

O tratamento está disponível para quem apresentar prescrição médica 

Crédito: EPA/YONHAP
Começou a comercialização do antiviral Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), medicamento oral para o tratamento da COVID-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou em 21 de novembro de 2022, por unanimidade, a venda do antiviral em farmácias e hospitais particulares do País. O tratamento já está disponível para pacientes que apresentem prescrição médica.

A venda no mercado privado é realizada pela SAR e 4bio, deliveries especializadas em fornecer medicamentos em todo território nacional, além de redes como Raia Drogasil, Venâncio, Panvel e Araujo. Paxlovid foi desenvolvido para ser administrado por via oral e o tratamento deve ser iniciado até cinco dias a partir do surgimento dos sintomas.

Indicado para o tratamento da COVID-19 em adultos que não requerem oxigênio suplementar, ou seja, que apresentem as formas leve e moderada de COVID-19 e que tenham ao menos um fator de risco de progressão para quadro grave, o antiviral demonstrou em estudos clínicos que, em comparação com o placebo, reduz em até 89% a possibilidade de hospitalização ou morte em pacientes com as condições citadas. Entre os indivíduos que receberam a medicação durante os estudos clínicos, realizados com mais de 3500 participantes ao redor do mundo, não houve mortes.

Paxlovid é um novo inibidor de protease desenvolvido pela Pfizer especificamente para bloquear a atividade da enzima 3LC, uma das responsáveis pela replicação do coronavírus. O medicamento demonstrou consistente atividade antiviral in vitro contra as principais variantes de preocupação identificadas (Alfa, Beta, Delta, Gama, Lambda, Um, além de Ômicron BA.1, BA.2. e BA.4).

"Avançamos mais um passo em nossa trajetória de combate ao coronavírus. Atuamos na prevenção da COVID-19 com nossas vacinas e com Paxlovid temos a oportunidade de ajudar no tratamento de pacientes infectados. Nosso antiviral, que já está disponível no sistema público de saúde, agora, após a última aprovação da ANVISA, pôde ter sua oferta ampliada para o mercado privado, marco importante diante do atual aumento de casos da doença no País", afirma a Diretora da Área de COVID-19 da Pfizer Brasil, Lucila Mouro.

Paxlovid já está disponível no SUS

Com seu registro para uso emergencial aprovado em 30 de março de 2022 pela ANVISA, o medicamento já está disponível à população elegível pelo SUS desde outubro de 2022. O tratamento foi incorporado à rede pública para os seguintes grupos de pacientes, independentemente da condição vacinal: Imunossuprimidos a partir de18 anos e idosos com 65 anos ou mais de idade, que apresentem quadros leves a moderados, sem necessidade de suplementação de oxigênio.

Para ter acesso ao medicamento pelo SUS, além de se enquadrar no perfil do público-alvo especificado pelo governo, o paciente deve ter um exame positivado (o que não inclui o autoteste) e a prescrição médica, que é realizada por meio de um formulário disponível no site do Ministério da Saúde. Com a documentação de liberação em mãos, o paciente pode ir a um posto indicado e retirar o tratamento.

Todos os Estados do País já receberam a medicação, porém a Secretaria de Saúde de cada Estado tem independência para definir como será realizada a dispensação em sua localidade. Na maior parte dos casos, os tratamentos estão sendo disponibilizados por meio de UBS, Centros de Referência ou UPAs. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/