Feira de Santana completa três anos do primeiro caso da Covid-19 com quase 1,6 milhão de vacinados

COVID-19Saiba mais

Feira de Santana completa três anos do primeiro caso da Covid-19 com quase 1,6 milhão de vacinados

O imunizante está disponível em 104 salas de vacina

Crédito: Thiago Paixão e Wevilly Monteiro/PMFS
Há exatos três anos, em 6 de março de 2020, Feira de Santana confirmava seu primeiro caso da Covid-19. Uma paciente de 34 anos de idade, na época, contraiu o vírus na Itália, onde visitou as cidades de Milão e Roma. Ao desembarcar em Salvador, no dia 25 de fevereiro, ela buscou atendimento em uma clínica para tratamento pulmonar.

A enfermeira do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância, Maricélia Maia, foi uma das profissionais de saúde que monitoraram a paciente.

"Foi um período de trabalho intensivo. A paciente passou 14 dias em isolamento domiciliar. Encaminhamos uma equipe até a residência dela, cumprindo as recomendações do Ministério da Saúde. Fizemos um mapeamento com o histórico de roteiro, sendo identificadas as pessoas que entraram em contato com ela. A partir dessa informação, todos foram monitorados e recuperados", afirma a enfermeira.

Em três anos de pandemia, 85.023 pessoas foram infectadas no município. Destas, 1.133 morreram e 83.854 se recuperaram. Feira de Santana atingiu seu maior pico de contaminação da Covid-19 em fevereiro de 2022, com 8.972 exames positivos.

O Governo Municipal promoveu diversas ações no enfrentamento da doença, as principais foram a instalação do Hospital de Campanha, a intensificação das testagens em regiões de difícil acesso e o avanço da vacinação.

Atualmente o município mantém os casos controlados, com uma média de três confirmados por dia, quantitativo de óbitos reduzidos e a taxa de internamento zerada.

De acordo com Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o avanço da vacinação contribuiu para a redução de quase 100% de casos neste ano.

"A vacinação ainda é a principal arma de combate a Covid-19, sobretudo com a dose de reforço, que aumenta o nível de proteção. Sempre destacamos que o grande objetivo das campanhas de imunização é frear a cadeia de transmissão e garantir que toda a população tenha acesso aos imunizantes", destacou a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana atingiu a marca de 1.587.768 doses contra Covid-19 aplicadas. Os dados são referentes ao início da vacinação, em janeiro de 2021, até esta segunda-feira (6).

Do total, 579.462 correspondem à primeira dose; 533.094 a segunda dose; 342.216 a terceira dose; 131.110 a quarta dose e 1.886 da bivalente.

A Secretaria de Saúde segue intensificando a vacinação contra a doença para manter os casos controlados. O imunizante está disponível em 104 salas de vacina localizadas na zona urbana e rural. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/