Feira de Santana está próxima de completar vacinação com 1ª dose

COVID-19Diz Secretário

Feira de Santana está próxima de completar vacinação com 1ª dose

A grande maioria dos feirenses têm comparecido para tomar a primeira e segunda dose 

Crédito: Mário Sepúlveda/FE
No último sábado (2), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) anunciou que oito cidades da Bahia notificaram a perda de mais de 1,3 mil doses de vacinas, Feira de Santana foi uma destas cidades. Mas, para o alívio dos feirenses, de acordo com o secretário de saúde de Feira, Marcelo Britto, a perda não significa nada para a vacinação, e que pelo contrário, a imunização está funcionando a todo o vapor. Marcelo contou ainda sobre as novas etapas da vacinação na cidade.

"A vacinação está evoluindo muito bem, nós já atingimos a meta estabelecida que foi de 420.000 pessoas, e agora estamos ultrapassando essa meta. Já encerramos praticamente a 1ª dose, vamos anunciar o fim dela, estamos atuando fortemente na 2ª dose e agora também a dose de reforço ou chamada 3ª dose. Devemos ainda, esta semana, abrir essa 3ª dose para os trabalhadores de saúde, a depender da quantidade de vacinas que chegarem, a gente vai abrir de vez para todos os trabalhadores, se chegar pouca vacina, vamos escalonar pela idade do trabalhador. Então, eu diria que nós estamos caminhando a largos passos para encerrar o ciclo", contou o secretário de saúde.

Sobre as vacinas perdidas, o secretário explicou que na verdade o que aconteceu foi um problema operacional que não prejudica o esquema vacinal da cidade. "A perda é absolutamente insignificante, foi um caso específico com a Pfizer. Como ela é de 0,3 ML, nós não temos a seringa específica, o que faz com que na hora de aspirá-la, terminemos aspirando um pouquinho a mais, assim, o frasco que daria em tese 10 doses, dá apenas 9", explicou.

"Como são milhares de frascos a soma disso tudo, o ministério registra como perda, mas eu não considero, é algo operacional. Sem contar que eventualmente, pode ter acontecido de um frasco ou outro ter caído no chão e quebrado, essa é uma possibilidade, já que a gente está lidando com milhares de frascos, mais de 700.000 doses, portanto, o risco vai existir sempre de qualquer forma", justificou Marcelo.

Esquema de vacinação

Com o bom funcionamento do esquema de vacinação seguido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, o secretário Marcelo Britto falou sobre os próximos passos da vacinação, que por enquanto, está suspensa para adolescentes. Só serão vacinados maiores de 18 anos (nascidos até 5 de outubro de 2003), gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto). "Olha, nós estamos fazendo vacinação para todos os adultos, não temos vacinação para adolescentes por falta de vacinas, mas a ideia é encerrar mesmo agora a vacinação de primeira dose. Quem tomou, tomou, quem não tomou, vai ter que esperar outras oportunidades", afirmou. Ainda de acordo com ele, a grande maioria dos feirenses têm comparecido para tomar a primeira e segunda dose, na operação contra COVID-19.

"O número de pessoas que não tem comparecido é muito pequeno. Não há sentido em não se tomar a primeira dose da vacina, os números mostram uma redução importante no número de internados, no número de pacientes de redes clínicas, em pacientes de UTI e dessa forma não tem sentido nós não tomarmos a primeira dose. À medida que estão vencendo as suas datas de vacinação todas as pessoas estão comparecendo para a segunda dose de forma muito tranquila".

A vacinação está acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) vinculadas ao programa Saúde na Hora que são cinco e contam com horário estendido até as 21 horas. "Nós focamos só nesses locais e não estamos fazendo a vacinação especificamente na UNIFTC, Shopping Popular e na UEFS em razão da quantidade de vacinas que temos, é muito pouco, não justifica abrir essas unidades", contou Marcelo.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/