Hospital de Campanha marcou empenho no combate do novo coronavírus

COVID-19Feira de Santana

Hospital de Campanha marcou empenho no combate do novo coronavírus

O investimento do Governo Municipal salvou a vida de 1.255 pessoas

Crédito: Arquivo/Secom

Feira de Santana foi um dos primeiros municípios a instalar um Hospital de Campanha para atender as pessoas que evoluíram com complicações graves da Covid-19 durante a pandemia. A estrutura montada começou a operar dia 4 de junho de 2020, com 44 leitos de internação clínica e 18 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O investimento do Governo Municipal salvou a vida de 1.255 pessoas - mais de 80% dos pacientes atendidos - e é destacado no aniversário de 190 anos do município (18 de setembro).

Cerca de 170 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e de farmácia foram mobilizados para atender pacientes com complicações graves devido à infecção.

A assistência àqueles com sequelas graves, moderadas e leves adquiridas pela doença foi assegurada pelo Centro de Tratamento Pós-Covid. Esse é o caso da cozinheira, Luciana Portugal que, ao ser infectada, chegou a ter 100% do pulmão comprometido e dificuldades para comer e até andar.

"Há dois anos faço acompanhamento no Centro. Quando tive a Covid, fiquei um mês internada em Salvador. A fisioterapia tem me ajudado bastante, me sinto muito melhor. Eu não conseguia me alimentar e hoje eu já consigo", compara.

Desde a inauguração, em 2021, o Centro de Tratamento Pós-Covid já realizou mais de 20 mil atendimentos entre pneumologista, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, médico clínico, cardiologista, urologista, dermatologista, gastroenterologista, psiquiatra, hematologista, endocrinologista, ginecologista, pediatra e proctologista.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde criou o serviço de atendimento virtual com psicólogos, o Telepsicologia, para acolher a população que sofreu os impactos causados pela pandemia. Até o momento, mais de 2.248 atendimentos foram efetuados. As consultas virtuais são realizadas mediante agendamento prévio. Para isso, é necessário acessar o link (Clique aqui). Durante a marcação é necessário informar o número do CPF e informações adicionais serão solicitadas, como número de telefone e e-mail.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/