Secretaria de Saúde orienta reforço na vacinação para quem for curtir Carnaval

COVID-19Feira de Santana

Secretaria de Saúde orienta reforço na vacinação para quem for curtir Carnaval

São 104 salas de vacina em Feira de Santana 

Crédito: Reprodução/Secom
Aos feirenses que desejam curtir a folia do Carnaval, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, recomenda a procura das salas de vacina com o objetivo de reforçar a imunização antes do embarque na maior festa de rua do planeta.

Na avaliação da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, pode ocorrer um aumento de doenças e infecções que são preveníveis por meio da vacinação, a exemplo da meningite e do HPV, devido ao contato próximo e até íntimo.

"Há muita expectativa para a retomada dessa festa que não ocorre há dois anos devido a pandemia da covid-19, mas não podemos esquecer que o vírus continua circulando. É preciso atualizar o esquema vacinal contra a covid e também contra as demais enfermidades, como a meningite que pode ser transmitida pelo contato através de gotículas de saliva e o HPV que é transmitido por meio da relação sexual. Não devemos ignorar a prevenção", destacou.

No momento, a vacina contra HPV está disponível apenas para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Porém, a aplicação contra meningite que ocorre a partir dos três meses de idade, segue intensificada por meio de campanha para atualização de caderneta até o final deste mês, tendo como público-alvo pessoas de um a 19 anos e trabalhadores da saúde mediante comprovação de vínculo. Os imunizantes podem ser encontrados em qualquer Unidade Básica de Saúde ou da Família.

Quem ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19 deve procurar uma das 104 salas de vacina localizadas na zona urbana e rural, com funcionamento de segunda a sexta-feira. Algumas são vinculadas ao Programa Saúde na Hora e tem horário ampliado de 08h às 20h30.

Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacina. Entretanto, a aplicação em menores de idade é feita somente com a presença dos pais ou responsável legal.

Confira o endereço das Unidades de Saúde da Família Saúde na Hora:

USF Campo Limpo I, V e VI: Rua Hosita Serafim, S/N, bairro Campo Limpo.

USF Liberdade I, II e III: Rua El Salvador, S/N, bairro Feira VII.

USF Queimadinha I, II e III: Rua Pernambuco, S/N, bairro Queimadinha

USF Parque Ipê I, II e III: Rua Ilha do Retiro, S/N, bairro Parque Ipê.

USF Videiras I, II e III: Rua Iguatemi, S/N, bairro Mangabeira.

USF Rua Nova II, III e Barroquinha: Rua Juvêncio Erudilho, 35, bairro Rua Nova. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/