Uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Feira de Santana

COVID-19Medidas atuais

Uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Feira de Santana

A obrigatoriedade no município foi instituída ainda em abril de 2020
Crédito: Jorge Magalhães/Secom/PMFS

A partir de terça-feira (29) o uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos em Feira de Santana deixa de ser obrigatório. O equipamento é um dos itens de prevenção a Covid-19 e a obrigatoriedade de uso no município foi instituída ainda em abril de 2020. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (28) pelo prefeito de Feira de Santana Colbert Martins Filho na companhia das autoridades de saúde municipais. A decisão será publicada na edição de terça-feira (29) do Diário Oficial Eletrônico do Município. O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, comentou sobre os critérios que levaram a tomada de decisão. "No momento que se tem a vacinação de primeira dose avançada e bastante ultrapassada em termos de meta [Feira de Santana já ultrapassou 90%], já ultrapassamos os 80% da segunda dose, temos a situação da terceira dose que precisa de um incentivo maior por parte da população, mas ele não é impeditivo. Essas decisões sanitárias são uma gangorra, adota-se as posições e vai acompanhando. Já há condições sanitárias sim, todas as condições permitem que a gente possa dar este avanço", disse o gestor.

O prefeito Colbert Filho também acrescentou que a redução da gravidade da doença, traduzida no número de internamentos, por exemplo, também a explica a desobrigação. "Na hora que a cidade zera os internamentos, não tem por que a gente manter restrições tão severas, essa é uma das últimas restrições que estamos retirando, estamos sendo conservadores ainda. Estamos fazendo isso com muita prudência, cuidado. Por enquanto estamos tomando uma medida cuidadosa, respeitosa nesta transição, no meu entendimento responsável", concluiu.

Com relação a campanha de vacinação, em Feira de Santana, segundo o Vacinômero, atualizado até 26 de março, 554.970 pessoas receberam a primeira dose (97%), 482.062 pessoas a segundo dose (81%) e a dose de reforço foi aplicada em 196.377 pessoas (32%).
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/