Vacina brasileira contra Covid-19 está pronta para testes em humanos

COVID-19Saiba mais

Vacina brasileira contra Covid-19 está pronta para testes em humanos

Imunizante foi desenvolvido pela UFMG em parceria com a Fiocruz

Crédito: Divulgação

Uma nova vacina contra a Covid-19, desenvolvida e produzida no Brasil, pode começar a ser testada em humanos ainda neste ano. A SpiN é desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os cientistas já receberam autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para dar início ao ensaio clínico e aguardam, agora, a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O artigo Promotion of neutralizing antibody-independent immunity to wild-type and SARS-CoV-2 variants of concern using an RBD-Nucleocapsid fusion protein publicado na revista Nature Communications indicam que os trabalhos para o desenvolvimento da vacina avançaram.

Para desenvolver a formulação vacinal, os pesquisadores fundiram duas diferentes proteínas do Sars-CoV-2: a N (do nucleocapsídeo, estrutura que abriga o material genético do vírus) e uma porção da S (espícula ou Spike) usada pelo patógeno para se ligar e invadir a célula humana. A molécula quimérica resultante recebeu o nome de SpiN.

A estratégia teve o objetivo de induzir no organismo a chamada resposta imune celular, ou seja, a produção de células de defesa (linfócitos T) especializadas em reconhecer e matar o novo coronavírus. Em tese, esse tipo de proteção permaneceria eficaz mesmo diante do surgimento de novas variantes.

Como os testes em animais já foram realizados e apresentaram bons resultados, a próxima etapa visa os testes com humanos.

Os testes de fase 1 e 2 – para avaliar a segurança em humanos e a capacidade de induzir a resposta imune – serão feitos na Faculdade de Medicina da UFMG. A proposta é imunizar indivíduos previamente vacinados contra a Covid-19 (que tenham recebido qualquer um dos imunizantes disponíveis no Brasil há no mínimo seis meses). 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/