Ronaldo Tikuna, lutador brasileiro de MMA que tem origem indígena

Lutas e Artes marciaisResistência indígena

Ronaldo Tikuna, lutador brasileiro de MMA que tem origem indígena

Originário do município de Maraã, no Amazonas, jornada é um exemplo de perseverança 

Crédito: Divulgação/arquivo pessoal

Aos 27 anos de idade,  Ronaldo Tikuna emergiu como um notável lutador de MMA, embora, sempre tenha sido apaixonado por futebol e até tenha atuado nos gramados. Originário do município de Maraã, no estado do Amazonas, sua jornada é um exemplo de perseverança, mas foi em Manaus que encontrou sua verdadeira caminho: "eu caçava, pescava, fazia a roça, ajudava a família. Então, certo dia, fui apresentado a uma academia. Eu ia para lá apenas duas vezes por semana só, mas sempre dava o meu máximo e chamei atenção", afirmou Ronaldo.

Depois de algumas semanas, a oportunidade de uma luta de MMA amadora surgiu. "Fiquei feliz, mas nervoso. Depois, percebi que isso representava quem eu sou. Hoje, a luta tem um significado profundo para mim", disse o lutador indígena da equipe Império, que reconheceu a importância do Mestre Sinho em sua jornada: "o mestre Sinho é como um pai para mim, alguém com uma sensibilidade única. Sempre estende a mão, algo que eu nunca havia visto antes na luta e valorizo imensamente".

Ronaldo Tikuna revela que seu objetivo é aprender e compartilhar o conhecimento com os jovens de sua comunidade, para que possam se inspirar e crescer. Além disso, trilhar um caminho de sucesso no MMA. Sobre seu apelido "Predador", ele ponderou: "sou indígena, um atleta que veio para fazer a diferença em Manaus e no Brasil. O apelido 'Predador' se deve ao fato de ser um caçador, pescador. Eu nunca deixo nada para trás, trago tudo comigo, assim como a onça preta, por exemplo".

Sua jornada o levou a vitórias em eventos locais, incluindo o campeonato em Iamaturá e o título do Imperador, um grande evento no Alto Solimões. Posteriormente, seu Mestre o incentivou a migrar para Manaus e competir em nível profissional. Desde então, se sagrou campeão do Star Combat, mas também enfrentou outros desafios, mostrando resiliência.

"Quero lutar nos melhores eventos (de MMA) daqui, depois do Brasil e, finalmente, do mundo" declarou Ronaldo, que soma cinco vitórias e duas derrotas no cartel. O lutador brasileiro valoriza as parcerias com a Amazon Import, Equipe Império e seus mentores, assim como, Mestres Sinho e Frank. Sua trajetória é inspiração não apenas para os amantes do MMA, mas também para aqueles que buscam superar desafios, honrar suas raízes e realizar seus sonhos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/