UFC: maconha deixa de ser substância proibida

Lutas e Artes marciaisPolítica antidoping

UFC: maconha deixa de ser substância proibida

Nova configuração do programa promete ser mais eficaz e progressiva 

Crédito: Reprodução/X @Veriheal

A partir de 31 de dezembro de 2023, o UFC implementou sua nova Política Antidoping, marcando uma reviravolta em relação à abordagem anterior adotada pela USADA (Agência Antidoping dos EUA), antiga parceira da organização liderada por Dana White no programa. Entre as notáveis mudanças anunciadas no comunicado oficial, a retirada da maconha (Cannabis sativa) da lista de substâncias proibidas destaca-se como uma medida inovadora.

A alteração reflete uma tendência observada nos últimos tempos. Sem evidências científicas que sustentem que o uso de maconha melhore o desempenho atlético ou mascare o uso de PEDs (drogas de aumento de desempenho), diversas modalidades esportivas e órgãos reguladores têm contemplado a eliminação de penalidades para atletas flagrados com a substância em testes antidoping, seguindo agora a iniciativa do UFC.

"Hunter Campbell, diretor de negócios do UFC, afirmou: 'O objetivo do UFC para a Política Antidoping é ser o melhor, mais eficaz e mais progressivo programa antidoping em todos os esportes profissionais. O UFC está orgulhoso dos avanços que fizemos com nosso programa antidoping nos últimos oito anos e continuaremos a manter um programa de testes de drogas administrado de forma independente, que garante que todos os atletas do UFC estejam competindo em circunstâncias justas e iguais'".

Configuração inovadora do programa antidoping do UFC

Com o fim da colaboração entre USADA e UFC, a gestão do programa antidoping da organização foi completamente reformulada. Agora, a coleta de exames é conduzida pela Drug Free Sport International (DFSI) ou por suas afiliadas contratadas. A análise dos testes ficará sob a responsabilidade do Laboratório de Testes de Medicina Esportiva e Pesquisa (SMRTL), credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

A Combat Sports Anti-Doping (CSAD) assume a administração do novo programa antidoping do Ultimate, incluindo decisões sobre sanções. Detalhes completos sobre o tema, assim como informações adicionais, estão disponíveis no novo site do Programa Antidoping do UFC. Essa reestruturação reforça o compromisso da organização em manter a integridade e a equidade no cenário esportivo, mantendo-se na vanguarda das práticas antidoping. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/